Transporte de pacientes é destaque em Vargem Alta no ano de 2021

13 de janeiro de 2022 às 00h00.

No intuito de prestar e promover serviços de saúde diferenciados e de qualidade à população, o município de Vargem Alta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o deslocamento de munícipes para várias cidades do Estado. Em 2021 os dados do transporte sanitário demonstram ênfase nos atendimentos.

O levantamento feito pela secretaria aponta que no ano passado foram realizadas 2.027 viagens, transportando pacientes para fazer exames, consultas entre outros atendimentos, o que corresponde à média de 5,5 viagens por dia, contando sábado e domingo. Foram 6.408 pessoas atendidas, equivalente a 17 cidadãos transportados por dia.

Em novembro e dezembro, esses números foram ainda mais expressivos. Nos dois meses realizaram 452 viagens, dando uma média de 7,40 por dia, transportando 1.559 pessoas, proporcional a 25,55 por dia. O diferencial deste período, foi o fato do município ter participado de vários mutirões de saúde em Alegre e Rio Novo do Sul e ações de rotina em Cachoeiro de Itapemirim e Vitória.

O município busca da melhor forma possível atender aos cidadãos, disponibilizando transporte para quem necessita de especialidades que estão disponíveis em outros municípios.

Para o secretário, Jhonata Scaramussa, os números são bem significativos, mostrando o empenho e dedicação da equipe. “Foi um ano intenso, de grandes batalhas e ficamos surpresos com os números de transportes realizados, principalmente no final do ano.  Como forma de amparo, realizamos o deslocamento destas pessoas a fim de que possam realizar seus tratamentos e exames de saúde, priorizando o transporte para pacientes do Sistema Único de Saúde - SUS”, disse.

Transporte Sanitário

O Transporte Sanitário é entendido como aquele destinado ao deslocamento programado de pessoas para realizar procedimentos de caráter eletivo, regulados e agendados, sem urgência, em situações programadas, no próprio município de residência ou em outro município nas regiões de saúde de referência.

O transporte é um meio para fornecer acesso qualificado à população, principalmente aqueles que não tem condições de se deslocar, através do setor de transporte e da assistência social, que faz a avaliação da necessidade.

Municípios para onde são deslocados:

Afonso Claudio, Alegre. Rio Novo do Sul, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Jeronimo Monteiro, Cachoeiro De Itapemirim, Cariacica, Serra, Vila Velha, Vitória, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Guaçuí, Guarapari, São José dos Calçados, Iconha, Itapemirim, Iúna , Linhares,  Marataízes, Mimoso do Sul, Presidente Kennedy, Belo Horizonte-MG e Juiz de Fora-MG.