Vargem Alta cancela Carnaval das Montanhas por causa do aumento de casos de Covid-19 no município .

24 de janeiro de 2022 às 00h00.

Tendo em vista o expressivo aumento de casos de Covid-19 e outras síndromes respiratórias no município, como ocorre na maioria dos demais territórios da região, a Prefeitura de Vargem Alta informa a toda a população que estará suspendendo as festividades do Carnaval das Montanha 2022.

Esta medida dura e que muito impacta nossa cidade e os munícipes, tem como pano de fundo a responsabilidade maior de zelar pela maior segurança sanitária da população. Não seria nosso desejo, mas, é nossa responsabilidade.

Os casos vêm aumentando substancialmente, e pelas características inatas das festividades de carnaval, é esperado, que caso houvesse sua manutenção, as pessoas no ato de confraternizar, promoveriam grandes aglomerações, como é tradicional no nosso município, e este ato, potencializaria ainda mais o risco de transmissão da doença e assim, sua ampla disseminação, em especial, por se tratar culturalmente de momento em que as manifestações populares ocorrem de maneira a dificultar o controle populacional, caracterizando-se pelas festas de rua, o que impede ou dificulta inclusive o controle e exigência de passaporte vacinal e ainda, outras medidas sanitárias recomendadas para o controle da doença como distanciamento social e uso de máscaras.

Na média de casos confirmados no período dos últimos 14 dias, o município teve aumento de 2.290%, número este que fez com que no último boletim divulgado, na sexta-feira 21/01/22, Vargem Alta possuísse 192 casos ativos de Covid-19. Números que deixam claro o momento epidemiológico de plena aceleração da transmissão da doença, logo, não podemos tomar atos que fortaleçam ainda mais este cenário.

Não obstante, mesmo o município tendo atingido as metas vacinais, a região de saúde, no caso a qual a município se encontra sendo a Microrregião Centro-Sul, segundo o novo mapa de risco, ainda não se encontra classificada como Risco Muito Baixo, logo, ainda não há diminuição robusta de restrições sanitárias, o que implica ainda em maior controle sobre o território, conforme trata a Nota Técnica COVID-19 Nº 24/2021 – SESA/SSVS/GEVS, de 1º de dezembro de 2021 a qual trata das “Orientações Para as Prefeituras Municipais e Demais Interessados Quanto a Decisão de Realização de Shows Pirotécnicos, Trios Elétricos, Shows Musicais e Similares Durante as Festividades de Fim de Ano e Carnaval”.

Assim pedimos a compreensão da população e ainda, que reforcem as medidas de combate a doença, procedendo distanciamento social, higienização das mãos e principalmente uso de máscaras. Deixando um alerta especial para que as pessoas sintomáticas, cumpram rigorosamente aos orientações médicas e mantenham-se em isolamento para que não ocorra propagação da doença.