Programa Probacias Sul inicia implementação em Vargem Alta

09 de fevereiro de 2022 às 00h00.

Diante da importância de aumentar a resiliência das bacias hidrográficas, principalmente associadas a eventos hidrológicos extremos, como cheias e secas, e ações para melhoria da qualidade e aumento da quantidade de água, inicia-se em Vargem Alta, a implementação do Programa de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas – Probacias, por meio de Unidade Demonstrativa na Região Sul do ES, denominado Probacias Sul I.

O programa apresenta como áreas de atuação as bacias hidrográficas do Rio Itapemirim e do Rio Novo, com ações em três municípios, sendo: microbacias do Córrego Bom Destino – Distrito de Pacotuba (Cachoeiro de Itapemirim), do Córrego São Domingos (Muqui) e do Córregos Vargem Grande - Richmond e Rio Novo - Guiomar (Vargem Alta).

O Probacias Sul I é gerenciado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos - AGERH, e conta com diversos parceiros para o fortalecimento de suas ações. Compõem o arranjo interinstitucional do Programa: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES) Campus Santa Teresa, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo (IDAF) e os entes municipais contemplados: Cachoeiro de Itapemirim, Muqui e Vargem Alta.

A implementação do projeto, consistirá de ações voltadas ao saneamento básico rural, especificamente tratamento de efluentes sanitários rurais, e de controle de atividades geradoras de sedimento, incluindo ações de conservação de estradas rurais vicinais, sendo previsto o atendimento de até 600 propriedades rurais, conforme adesão dos produtores ao projeto, potencializando assim, benefícios diretos à saúde e a melhoria da qualidade de vida da população que mora na área de abrangência do programa.

Para a realização das ações, serão destinados equipamentos, capacitações de técnicos e produtores e monitoramento da qualidade e quantidade da água ao longo da execução do Programa. Os equipamentos para atendimento às demandas são: Kit Tratamento Sanitário Rural: biodigestor, caixa de gordura e caixa para secagem do lodo; Kit Patrulha Mecanizada: máquinas e caminhões, previamente selecionados pelos gestores municipais, considerando a necessidade local.

Vargem Alta recebeu 300 biodigestores, entregues na segunda-feira (08), uma motoniveladora no valor de R$ 768.900,00 e uma escavadeira hidráulica no valor de R$ 505.000,00, ambos também já conferidos do município. E mais um Caminhão Truck Basculante, no valor de R$ 429.900,00, que ainda não foi entregue.

O Probacias Sul I prevê capacitações técnicas aos servidores dos municípios contemplados. Os temas referem-se às grandes áreas do programa, como conservação de água e solo, saneamento básico (tratamento de esgoto sanitário domiciliar rural), monitoramento de recursos hídricos e educação ambiental.

O primeiro grupo a receber as capacitações foram os Operadores de Máquinas, que participaram do Curso “Operação de Máquinas Pesadas na Conservação de água e solo” – módulos teóricos e práticos. O módulo teórico foi realizado nos dias 14 e 15 de novembro de 2021. O Município de Muqui, recebeu o módulo prático nos dias 04 e 05 de novembro de 2021. Para finalizar essa capacitação, será realizado o último módulo prático para os Operadores de Vargem Alta e Cachoeiro de Itapemirim, no período de 10 e 11 de fevereiro de 2022. O curso terá como anfitrião, o município de Vargem Alta. O curso é fruto da parceria AGERH, INCAPER, ANA e IFES Santa Teresa.

Outra importante capacitação será o curso de “Elaboração de Projetos Individuais de Propriedade (PIPs)''. Este será voltado para os servidores técnicos que serão responsáveis pela elaboração dos PIPs em cada município. O Curso será realizado no município de Vargem Alta, nos dias 14 a 18 de fevereiro de 2022. Os técnicos terão oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e realizar trocas de saberes com os participantes e instrutores. Os PIPs serão elaborados pelos técnicos das Secretarias de Agricultura e em parceria com o INCAPER. Este curso terá a participação de representantes da SEAMA, Programa Reflorestar, AGERH, IDAF, INCAPER e IFES Santa Teresa.

Além desses, estão previstas capacitações para instalação e manutenção de biodigestores e ações de educação ambiental voltadas para os servidores locais, produtores rurais e suas famílias. As capacitações serão realizadas no contexto do Probacias Sul I e de acordo com as demandas locais