Vargem Alta busca parceria com a Aderes para resolver problemas do lixo no município

11 de fevereiro de 2022 às 00h00.

Um dos principais problemas encontrados na nossa cidade, é o lixo sólido, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais. Para tentar minimizar esse agravante a Prefeitura de Vargem Alta está buscando parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – Aderes.

Na quarta-feira (09), os secretários municipais de Meio Ambiente, Helimar Rabello, de Assistência e Desenvolvimento Social, Camila Lorenzoni, e a Procuradora Geral do Município, Paula Sartório, participaram de uma reunião em Vitória, com o diretor técnico da Aderes, Hugo Santos Tofoli e o gerente de economia solidária, Renato Alexandre de Jesus, para tratar de assuntos relacionados à coleta de resíduos.

Aderes tem um programa de coleta seletiva de lixo e também incentiva a formalização de associações de catadores. Eles dão assessoria e ajudam com investimentos, para que possa ser implantado no município.

O projeto identifica, cadastra, sensibiliza e mobiliza diversos agentes (catadores, prefeitura, associações, entre outros) para promover a inclusão social e produtiva de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, contribuindo para a geração de renda e a preservação ambiental.

Dentro do projeto, também é oferecida assessoria técnica com orientação jurídica, financeira e administrativa para a estruturação de associações, cooperativas e redes de catadores em todo o Estado. Outra ação importante é a aquisição e a cessão de prensas, carrinhos e balanças eletrônicas a instituições que não dispõem desses materiais.

No primeiro momento, a prefeitura realizará um chamamento público, com as pessoas interessadas na geração de renda a partir de resíduos sólidos recicláveis.