Vargem alta em alerta de risco moderado para deslizamento de barreiras

21 de fevereiro de 2022 às 00h00.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastre Naturais - CEMADEN emitiu alerta de risco moderado de movimento de massa, também denominado como deslizamento, no município de Vargem Alta, devido o acumulado de chuva dos últimos dias e previsão meteorológica, que indica que podem ocorrer queda de barreiras pontuais e induzidos em áreas de risco.

Atualmente as áreas de risco de movimentos de massa no município são as áreas ocupadas em encostas de morros e às margens de rios e córregos que já possuem histórico de deslizamentos.

Orientações em casos de deslizamento:

Avise aos seus vizinhos sobre o perigo, no caso de casas construídas em áreas de risco de deslizamento. Caso aconteça um princípio de deslizamento, avise imediatamente a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, bem como o máximo de pessoas que residem na área do deslizamento;

Se observar o aparecimento de rachaduras, fendas, depressões no terreno e rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água, avise imediatamente a Defesa Civil.