Chuvas em Vargem Alta voltam a fazer estragos nas comunidades

23 de fevereiro de 2022 às 00h00.

Fortes chuvas atingiram Vargem Alta, na tarde desta segunda-feira (21), e causaram estragos em diversas localidades. As mais atingidas foram as comunidades de Santo Antônio e Pedra Branca, interior do município.

As estradas sempre são as mais danificadas. Em Santo Antônio a via de acesso mais parecia um rio, tamanha era o volume de água. Em Pedra Branca, logo na chegada, o rio transbordou e passou por cima da via principal, arrancado os blocos da pavimentação e problema do bueiro entupido, fez com que a água entrasse em algumas residências, próximo ao campo de futebol.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, órgão pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, registra acumulados de chuva nas últimas 24 horas nos municípios que possuem estação meteorológica do Cemaden. Em Vargem Alta o acumulado foi de 26 milímetros.

“Estamos passando por fortes chuvas desde o final do ano passado. Isso está causando grandes transtornos, pois quase todos os dias tem chovido e toda chuva forte os bueiros e as estradas sofrem com erosão e deslocamento. Trabalhamos para recuperação das vias e com a próxima chuva que ocorre o mesmo problema acontece”, disse o prefeito Elieser Rabello.

Segundo o prefeito, os maquinários vão atender essas comunidades nos próximos dias, para melhorar as condições de trafegabilidade aos moradores. Será realizado patrolamento e ensaibramento, retirada de barreiras, reconstituição de redes de drenagem e liberando saídas de água.

Como o município tem poucos recursos, está buscando junto a Defesa Civil Estadual e Federal investimentos para obras de implantação de pontes no lugar dos bueiros.

Na segunda-feira, dia 21, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastre Naturais - CEMADEN emitiu alerta de risco moderado para deslizamento de barreiras, no município, devido o acumulado de chuva dos últimos dias e previsão meteorológica, indica que podem ocorrer queda de barreiras pontuais e induzidos em áreas de risco.