Representantes de Vargem Alta participam do encontro de formação sobre o projeto atração ativa de investimentos do Governo do Estado

23 de fevereiro de 2022 às 00h00.

Os Representantes da Prefeitura de Vargem Alta, o secretário de Administração, Berg Silva e o assessor de Gestão, Aderson Deprá, participaram na segunda-feira (21) de capacitação para gestores municipais sobre o projeto atração ativa de investimentos da Secretaria de Estado de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), que aconteceu na sede do Sebrae em Cachoeiro de Itapemirim.

No encontro, foram apresentadas a metodologia de prospecção ativa utilizada em âmbito estadual, bem como as informações sobre os principais incentivos fiscais estaduais, além da realização de dinâmicas com os participantes.

A formação faz parte do Projeto Atração Ativa de Investimentos para os municípios, lançado pelo Governo do Estado em novembro do ano passado. A ação é realizada em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae-ES).

Estiveram em pauta assuntos como a Cartilha de Atração de Investimentos e a evolução do modelo adotado pela Sectides desde o ano de 2019, os principais incentivos fiscais vigentes no Estado, como o Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), o Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Estado do Espírito Santo (Compete-ES) e o Programa de Geração de Energias Renováveis do Espírito Santo (Gerar).

Estavam presentes a subsecretária de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Christiane Vargas Menezes, a subsecretária de Estado de Competitividade, Rachel Freixo e a gerente de Novos Negócios, Mayara Lambert Fernandes.

Atração de Investimentos

Uma política de atração de investimentos é de fundamental importância para o desenvolvimento de um estado, mas principalmente para os municípios. Atrair empresas é o resultado de diversas ações que demonstram os potenciais investidores que o município está preparado para atender, incluindo as demandas necessárias para dar início à operação.