Exposição fotográfica mostra a riqueza das aves da Mata de Caetés em comemoração aos 34 anos de Vargem Alta

18 de março de 2022 às 00h00.

Dia 20 de março, Vargem Alta completa 34 anos de emancipação política. E para comemorar essa data, o Programa de Conservação da Saíra-apunhalada (PCSA), apresenta a exposição fotográfica Aves de Caetés e exibe 30 fotografias de aves silvestres que representam uma pequena amostra da grande diversidade de aves da Mata de Caetés. A exposição acontecerá dos dias 22 e 26 de março na, no horário de 08h00 às 17h00, na Câmara Municipal.

A Mata de Caetés se situa nas divisas dos municípios de Vargem Alta, Domingos Martins, Venda Nova, Castelo e Alfredo Chaves, e é uma das áreas mais ricas em aves do mundo. Os pesquisadores do PCSA contabilizaram 362 espécies de aves só na Mata de Caetés, entre elas 6 são ameaçadas de extinção, com destaque para a Saíra-apunhalada, que tem apenas 17 indivíduos, e é a espécie alvo do PCSA.

A exposição traz fotos de aves que chamam a atenção pelas suas cores como saíra-militar e a saíra-beija-flor, outras pela imponência como o gavião-pato e o gavião-pega-macaco, pela raridade como a saíra-apunhalada e ainda tucanos, beija-flores entre outras. Em cada imagem o visitante encontra um QR-Code que, ao apontar o celular, o direciona para uma página com informações completas sobre cada uma, inclusive podendo ouvir os com seus cantos.

A Mata de Caetés é uma região riquíssima em biodiversidade e classificada internacionalmente como uma Área Importante para a Conservação de Aves (Important Bird Area ES-07) pela BirdLife International e se situa entre os Parque Estadual da Pedra Azul e do Forno Grande.

Saíra-apunhalada (Nemosia rourei) Vargem Alta, ES. Crédito: Gustavo Magnago/IMD

A exposição também é uma forma de comemorar a criação de mais uma área protegida na região, a Reserva Kaetés, criada pelo Instituto Marcos Daniel em parceria com duas organizações internacionais, a Rainforest Trust e a American Birds Conservancy, e protege parte do território da Saíra-apunhalada. A Reserva Kaetés se situa no município de Castelo, na região de Braço do Sul, e faz parte da mata de Caetés.

Com a criação da Reserva Kaetés, aproximadamente 50% do território conhecido da saíra-apunhalada na Mata de Caetés está protegido dentro de reservas privadas.

Para mais informações e detalhes sobre a exposição, entre em contato:

Marcelo Renan de Deus Santos - Coordenador Geral do PCSA - 27 98827 2334 - [email protected]

Valdivia da Rocha Ferreira Caetano – Mobilizadora social do PCSA - 27 99245 3595 - [email protected]

Nas redes sociais:

Instagram: @sairaapunhalada

Site: www.imd.org.br

YouTube: IMD BRASIL

FICHA TÉCNICA DA EXPOSIÇÃO:

Exposição Fotográfica Aves de Caetés

Período: 22 a 26 de março de 2022.

Horário de visitação: das 8 às 17h.

Local: Câmara Municipal de Vargem Alta

As fotografias são de Gustavo Magnago e Gabriel Bonfá.

Patrocínio: ALUPAR e VALE

Apoio: Prefeitura Municipal de Vargem Alta