Cultura em Toda Parte abre inscrições para oficinas e palestras em Vargem Alta

24 de março de 2022 às 00h00.

As atividades de formação são um dos destaques do Cultura em Toda Parte 2022. Nos dias 31 de março e 1º e 2 de abril, quinta, sexta e sábado, Vargem Alta receberá quatro palestras e duas oficinas que integram a programação do evento. As atividades acontecem no no Caminhão Escola, que ficará estacionado ao lado da Praça Alberto do Carmo e na EEEFM "Presidente Lüebke”, ambos no Centro de Vargem Alta.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas via formulário Google (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfd_P_lqHS7P_TjufetP9rTJqCO0iUa_P_HkutxxaRD0Sh1Pg/viewform). Cada oficina acontece ao longo de dois dias e as palestras em uma única apresentação. São 15 vagas para cada oficina e 30 vagas para as palestras. As inscrições e a participação nas atividades são gratuitas.

As oficinas e palestras abordam assuntos em diversas áreas, com foco na cultura. Os inscritos poderão experienciar formações nos campos do audiovisual, da escrita, da dança, performance, redes sociais e planejamento cultural. Conheça as oficinas que fazem parte da segunda etapa da Região 2 do Cultura em Toda Parte 2022 e faça sua inscrição.

 

Oficinas

Roteiro Criativo para Audiovisual

com Victorhugo Passabon Amorim

31 de março e 1º de abril, às 14 horas

Sobre a oficina: A oficina irá abordar de forma prática como passar para o papel a escrita audiovisual a partir de uma ideia. Os alunos irão aprender diferentes estilos de roteiro audiovisual – documentário, ficção, experimental – e irão desenvolver suas próprias escritas para vídeo a partir de alguma história: real ou inventada.

Sobre Victorhugo Passabon Amorim:  jornalista, cineasta, produtor e articulador cultural. Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Paris 8 (Vincennes-Saint Dennis, França), em 2017. Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (ES, Brasil), em 2013. Dirigiu o curta-metragem "Vinillis Frutiferis", produzido pelo projeto Revelando Os Brasis - Ano V, participando em diversos festivais de cinema pelo país. Tem em sua trajetória envolvimento com criação e manutenção de cineclubes no Espírito Santo. Em suas pesquisas atuais tem como linhas: performance; documentário x ficção; autoficção; trabalho do ator; cinema. Atualmente desenvolve uma web-série doc experimental, e um podcast voltado para o público infantil.

 

Corpos Possíveis

com Ricardo Reis

1º de abril, às 14 horas

02 de abril, às 9 horas 

Sobre a oficina: A oficina realizará a introdução básica da dança e consciência corporal como meio de expressão artística. Será ministrada como uma fusão de linguagens pensando estruturar uma performance com o dispositivo em dança, que permitirá conhecer o corpo, seus atravessamentos em práticas cotidianas e as informações recebidas nesta rotina, de maneira a pensar em novas possibilidades de movimento.

Sobre Ricardo Reis: membro fundador e diretor artístico do Coletivo Emaranhado, Vitória/ES. Graduando em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, MG. Formado no Curso de Qualificação Profissional em Dança Contemporânea pela Escola Técnica de Teatro, Dança e Música – FAFI, Vitória/ES. Intérprete, criador, instrutor de dança contemporânea e bailarino.

 

Palestras

Performance e Comunicação - Práticas Culturais Afro-capixabas

com Sara Passabon

31 de março, às 19 horas

Sobre a palestra: Essa palestra se estabelecerá no campo dos estudos das performances e comunicação. As culturas afro-brasileiras e afro-capixabas e suas variantes, em especial, as performances Bantu são os dispositivos potencializadores desta apreciação. A finalidade geral desta palestra é mostrar reflexões de como agentes que atuam no campo da cultura e das artes na Grande Vitória constroem subjetividades que incorporam referências discursivas, imagéticas e estéticas dessas culturas a seus processos comunicacionais em espaços diversos, sejam eles de quaisquer natureza, que se articulam também por meio de nexos comunicacionais. Para além das reflexões de caráter teórico – que agrega fundamentos do campo da comunicação em interface com os estudos das performances, arte, antropologia, sociologia–, apresentaremos produções culturais e suas performances do/no contexto capixaba. As quais trazem questões das representatividades, visibilidades e subjetividades, localizando as potencialidades comunicacionais das culturas negra e afro-capixaba na sociedade contemporânea.

Sobre Sara Passabon: pesquisadora e diretora teatral: dedica-se à produção, formação e assessorias artísticas e culturais. Mestrado e Doutorado em Artes Cênicas (PPGAC/UNIRIO) e na UEM - Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique.  Pós-doutora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PÓSCOM/UFES).

 

Pra Fazer Acontecer: Uma Ação Cultural

com Anclébio de Oliveira Junior

1º de abril, às 10 horas

Sobre a palestra: o encontro é formação elaborada para proporcionar uma compreensão simples e descomplicada das etapas que compõem uma ação cultural: a elaboração, a execução e a prestação de contas. O objetivo desta formação é apresentar possibilidades de organização e direcionamento na construção de ações culturais em várias dimensões no universo da economia criativa. Destinada aos produtores criativos, sobretudo aqueles que começam a trilhar o caminho do empreendedorismo cultural.

Sobre Anclébio de Oliveira Junior: professor, historiador e designer, um apaixonado pela cultura do Espírito Santo. Nascido em Iúna do Caparaó e hoje morando na Capital Secreta onde atua como produtor cultural e faz parcerias com inúmeros artistas de diversas linguagens. Pesquisador de carnaval, a grande paixão, escreveu “Carnaval: Um Projeto de Design” e inúmeros enredos para diversas escolas de samba do Espírito Santo: Jucutuquara, MUG, São Torquato. Atualmente faz parte da Comissão de Carnaval da Chega Mais e escreveu o enredo da Boa Vista para o carnaval 2022. Desenvolveu projetos junto a Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial e as Agremiações Carnavalescas da Grande Vitória.

 

Educação Patrimonial e Educação, Memórias e Identidades

com Clair Júnior

1º de abril, às 14 horas

Sobre a palestra: a proposta da palestra é promover uma jornada formativa com a apresentação dos princípios de uma pesquisa de campo e técnicas básicas de levantamento documental, com ênfase em bens de natureza imaterial, visando estimular os participantes a identificarem e valorizarem as referências culturais em suas localidades de origem.

Sobre Clair Junior: mestre em Artes e Licenciado em História, todas pela Universidade Federal do Espírito Santo. É especialista em Gestão do Patrimônio Cultural Imaterial pela Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Como consultor da UNESCO, realizou atividades de mobilização social, articulação institucional e promoção e difusão dos bens culturais, especialmente de natureza imaterial, registrados         pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

 

Planejamento de Redes Sociais para Eventos Culturais

com Aline Alves

2 de abril, às 10 horas

Sobre a palestra: a palestra tem como objetivo apresentar estratégias e ferramentas para divulgação de projetos ligados à arte e cultura. Serão abordadas etapas ligadas ao planejamento, como escolha dos canais e cronograma de publicações; além de distribuição, com dicas para aumentar o engajamento do público de forma orgânica ou por meio de impulsionamento (anúncio simplificado).

Sobre Aline Alves: manauara - radicada no ES - jornalista e produtora cultural. Possui experiência em criação de conteúdo, especialmente para internet e TV. Apresentou o programa Em Movimento, da TV Gazeta ES; coordenou equipes de comunicação em festivais culturais; é coeditora do livro “Marcus Vinícius: A Presença do Mundo Em Mim”, sobre o performer capixaba Marcus Vinícius; e participou da elaboração do Plano Estadual de Cultura do ES (2013-2023).

 

O Cultura em Toda Parte 2022 é uma idealização da Secretaria da Cultura do Espírito Santo e conta com a gestão e operacionalização do Instituto Brasil de Cultura e Arte - IBCA. Essa iniciativa também conta com apoio da Findes e do Sesi. 

O Cultura em Toda Parte foi viabilizado por Edital de Chamamento da Lei Aldir Blanc, vinculada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Faça sua inscrição no link abaixo

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfd_P_lqHS7P_TjufetP9rTJqCO0iUa_P_HkutxxaRD0Sh1Pg/viewform

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00

Telefone

Telefone(s): (28) 3528-1900

Endereço

Endereço: R. Ver. Pedro Israel David - Vargem Alta - CEP 29.295-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vargem Alta. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.