Cultura em Toda Parte: Vargem Alta recebe apresentações artísticas gratuitas no primeiro final de semana de abril; confira a programação

28 de março de 2022 às 00h00.

A caravana do Cultura em Toda Parte 2022 continua a percorrer os municípios capixabas levando uma seleção de apresentações que expressam a diversidade cultural do Espírito Santo. De 1º a 3 de abril, Vargem Alta será a cidade sede das atividades culturais da Região 2, com uma programação desenvolvida para atingir toda a microrregião Centro-Sul que também inclui os municípios de Apiacá, Atílio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul e Muqui.

Os três dias de evento apresentam um recorte da produção cultural do Espírito Santo com 14 apresentações divididas em shows musicais de diversos gêneros, apresentações teatrais e de dança, contação de histórias e mostra audiovisual reafirmando a pluralidade e a criatividade dos artistas locais. Os profissionais selecionados foram escolhidos por meio de chamada pública, que aconteceu entre os meses de janeiro e fevereiro, por meio do Mapa Cultural ES.

Quem abre o evento, na sexta-feira (1º), são as contações de história Tio Beto Conta Histórias e As Histórias de Luma. As apresentações são protagonizadas por artistas de Cachoeiro de Itapemirim, e acontecem na Escola Municipal de Ensino Básico “Alzira Gomes”, respectivamente, às 10h20 e às 15h20. Os dois espetáculos de contação narram suas histórias de uma forma participativa, leve, divertida, fazem uso de objetos lúdicos e de livros para criar interação com a plateia. São propostas que levam alegria e entretenimento para o público e estimulam o hábito da leitura.

Depois, a partir das 18 horas, o caminhão-palco montado na Praça Alberto do Carmo, no Centro, será tomado pela cultura popular e quilombola do Grupo de Caxambu de Pedra Branca. Protagonizada por moradores da Comunidade Quilombola de Pedra Branca, do próprio município Vargem Alta, a apresentação trará a dança e o canto de roda e os versos de respostas, em paralelo a contos e causos relatados pelos mais velhos, garantindo um registro da memória da comunidade.

Na sequência, será a vez de uma outra atração de Vargem Alta: o show De Volta para as Montanhas. O repertório privilegia a música popular instrumental brasileira, com composições de autoria do violonista, arranjador e compositor Felipe Pessin Manzoli, além de uma seleção de choros famosos. Dentre os gêneros apresentados, teremos o baião, o tango e o choro. No palco, formarão trio com Manzoli os instrumentistas Fabrício Moreira (piano) e Ariana Mendonça (fagote). A atração que encerra o primeiro dia do Cultura em Toda Parte é da cidade de Anchieta: Luiz Show promete fazer o público cair na dança com muito modão, forró e pop rock.

No sábado, 02 de abril, a programação tem início às 16 horas, no auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Presidente Lüebke”, com o espetáculo A Árvore da Boyásha Trupe de Teatro, de Itapemirim. Construído a partir de um processo criativo que envolveu composições musicais e jogos de amarelinha, esse espetáculo teatral infantojuvenil faz uso de uma provocação cênica para gerar descobertas de habilidades, para despertar o interesse de jovens e crianças para o fazer teatral e para promover de forma lúdica o pensamento sobre o temas educacionais, sociais e ambientais. Em cartaz desde o ano de 2014, A Árvore já visitou 109 comunidades nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, contemplando um público de mais de 21 mil crianças.

Na sequência, será a vez da atração Minha Vida (Trans)formada, Antônio Canzian. Sob o formato de sarau, essa apresentação narra a experiência de vida e as descobertas do ator, musicista e produtor cultural enquanto homem trans em forma de poesia, leituras dramáticas, música e dança. A seguir, às 19 horas será encenada a peça teatral #PALAVRASCRUZADAS da Cia Nós de Teatro de Cachoeiro de Itapemirim. Nesse espetáculo, os atores Brenda Perim e Marco Antônio Reis interpretam o casal Laura e Maurício em um rotineiro dia de praia em um texto cômico, irônico e com pitadas de acidez no qual são abordados aspectos do machismo estrutural, das relações líquidas e relacionamentos tóxicos.

A partir das 20 horas, no Caminhão-Palco, acontecerá o show Caparaó protagonizado pela cantora Eloá Eler da cidade de Irupi. Cantora e compositora indigenista, Eloá une uma voz suave de timbre marcante a uma sensibilidade e uma percepção aguda de mundo, que transborda na musicalidade indígena brasileira, em diálogo com a música negra produzida em países como Cabo Verde e Moçambique. Essa artista traz o olhar sobre um Brasil profundo, puri, interiorano, caboclo, raiz e quilombola, convidando os ouvintes a se atentar ao que realmente importa: a contemplação da vida.

A atração que encerrará a segunda noite do Cultura em Toda Parte em Vargem Alta será o Boi Tsunami, grupo de boi pintadinho de Muqui. Essa apresentação de cultura popular promete animar o público com batuques especiais para a ocasião e com efeitos de tirar o fôlego, como geralmente acontecem nos festejos do carnaval do boi pintadinho.

No domingo (03), a programação começa a partir das 16 horas, com a apresentação de Camila Gabriel. Natural de Ibatiba, a cantora já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira como a dupla Zezé Di Camargo e Luciano e Leoni. No repertório, que reúne influências de sertanejo universitário, sertanejo raiz, country e pop music , canções de seu primeiro álbum Só eu Sei, lançado em 2015, além dos singles Inconsequentes e Uma Dose de Encantos.

Na sequência, o público vai conferir o show Caparaó, Terra Feita de Ouro em Pó "10 anos da Banda Terra Sem Males”, que comemora uma década de existência do grupo de música regional do vilarejo do Patrimônio da Penha. No repertório canções que falam sobre a natureza e sobre o Bem viver na serra do Caparaó Capixaba.

Logo após, quem sobe ao palco é a Banda Roça Nova. Misturando música caipira e ritmos afro-latinos com rock psicodélico, os músicos irão interpretar as canções do álbum Tramoia, além de canções inéditas, em um espetáculo vibrante de som e poesia. Fechando a programação de Vargem Alta a Mostra de Videoclipes. A sessão, que une o audiovisual a música, exibirá dez produções em uma sessão que apresenta a pluralidade de gêneros musicais e estéticos de artistas que produzem no Espírito Santo.

A caravana do Cultura em Toda Parte - Região 2 já passou por Baixo Guandu e, depois de Vargem Alta, segue para os municípios de Linhares (15 a 17 de abril); Marataízes (29 de abril a 1º de maio) e Guaçuí (13 a 15 de maio).

O Cultura em Toda Parte 2022 é uma idealização da Secretaria da Cultura do Espírito Santo e conta com a gestão e operacionalização do Instituto Brasil de Cultura e Arte - IBCA. Essa iniciativa também conta com apoio da Findes e do Sesi. O Cultura em Toda Parte foi viabilizado por Edital de Chamamento da Lei Aldir Blanc, vinculada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

Serviço

Cultura em Toda Parte 2022

Região 2: Central e Sul

Apresentações Culturais

 

1º de abril

Sexta-feira

EMEB “Alzira Gomes” (apresentações restritas ao público da escola)

10h20 - Tio Beto Conta Histórias (Contação de História / Cachoeiro de Itapemirim)

15h20 - As Histórias de Luma (Contação de História / Cachoeiro de Itapemirim)

PALCO - Praça Alberto do Carmo - Centro

a partir das 18 horas

- Grupo de Caxambu de Pedra Branca (Caxambu / Vargem Alta)

- De Volta para as Montanhas (Música / Vargem Alta)

- Luíz Show (Música / Anchieta)

 

02 de abril

Sábado

EEEFM "Presidente Lüebke” - Centro

a partir das 16 horas

- A Árvore / Boyásha Trupe de Teatro (Teatro / Itapemirim)

- Sarau: Minha Vida (Trans)formada / Antônio Canzian - (Cachoeiro de Itapemirim / Sarau-Dança)

- #PALAVRASCRUZADAS / Cia Nós de Teatro (Teatro / Cachoeiro do Itapemirim / Classificação

Indicativa: 16 anos)

Caminhão Palco - Praça Alberto do Carmo - Centro

a partir das 20 horas

- Eloá Eler / show Caparaó (Música / Irupi)

- Boi Tsunami (Boi Pintadinho / Muqui)

 

03 de abril

Domingo

Caminhão Palco - Praça Alberto do Carmo - Centro

a partir das 20 horas

- Camila Gabriel (Música / Ibatiba)

- Banda Terra Sem Males (Música / Divino de São Lourenço)

- Banda Roça Nova (Música / Divino de São Lourenço)

- Mostra de Videoclipes

Disco Voador - Intérprete: Banda Alldeia / Direção: Thiago Soares

Eu Queria Voar - Intérprete: Margozzo / Direção: Margozzo

Filha de Luz - intérprete: Negras Conectadas / Direção: Viviane Lopes Pereira

Let The Melody Guide Your Soul - Intérprete: Clara Marins / Direção: Guajardo Films

O Que Que a Quarentena Fez - Intérpretes: Dório e Gabriel / Direção: Tafarel Silversom

Pra Sorrir - Intérpretes: Douglas Lopes e Nano Vianna / Direção: Douglas Lopes e Aniceto Frizzera Neto

Rio pro Mar - Intérprete: Rafael Martins / Direção: Marcos Baretta

Space Woods - Intérprete: My Magical Glowing Lens / Direção: Gustavo Senna

Trajetórias Interrompidas - Intérprete: Beto Pinheiro / Direção: Beto Pinheiro

Tudo ou Nada - Intérprete: Alinne Garuth / Direção: Alinne Garuth e Flora Fiorio

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00

Telefone

Telefone(s): (28) 3528-1900

Endereço

Endereço: R. Ver. Pedro Israel David - Vargem Alta - CEP 29.295-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vargem Alta. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.