As ouvidorias são canais para a população apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias sobre os serviços municipais. Em Vargem Alta, ela é a “ponte” entre o cidadão usuário de serviços públicos e a Prefeitura Municipal.
A ouvidoria é, ao mesmo tempo, uma unidade que promove a participação popular, respondendo as sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias, promovendo o controle da administração pública por parte dos munícipes, provendo informações que são trazidas diretamente pelos cidadãos e que podem subsidiar os aprimoramentos necessários à gestão dos órgãos públicos locais.
Em Vargem Alta, a população pode participar da administração presencialmente, pelo telefone (28) 3528-1371 ou pela Internet, no site da prefeitura http://www.vargemalta.es.gov.br/e-ouv.
Saiba mais sobre a Ouvidoria Municipal:
O QUE É?
Serviço disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Vargem Alta que tem por finalidade receber e encaminhar sugestões, reclamações e denúncias dos cidadãos. A Ouvidoria auxilia o cidadão no seu relacionamento com o Município, é um canal de comunicação direta entre o cidadão e a Prefeitura para melhor atender a população.
PARA QUE SERVE?
A Ouvidoria Municipal serve para os cidadãos apresentarem pedidos, reclamações, denúncias, elogios e/ou sugestões referentes aos serviços prestados pela Prefeitura.
COMO FUNCIONA?
A Ouvidoria Municipal recebe as manifestações por telefone, e-mail, site ou pessoalmente, encaminhando-as para as áreas responsáveis, acompanhando e cobrando soluções e respondendo ao cidadão dentro de um prazo previamente estabelecido.
ACESSO AO CANAL DA OUVIDORIA:
Pela internet: mediante preenchimento do formulário eletrônico, que pode ser encontrado no site institucional http://www.vargemalta.es.gov.br/e-ouv ou por meio do envio de e-mail ao endereço eletrônico [email protected]
Presencialmente: de segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00, na Rua Willian Rose – Centro (em cima da Rodoviária)
Por telefone: de segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00, pelo número (28)3528-1371
Os benefícios de uma ouvidoria:
• Aproximação com os cidadãos;
• Construção de um canal de comunicação sustentável, acessível, direto e gratuito;
• Identificação das áreas que estejam merecendo maior atenção dos gestores, definindo-se eixos prioritários de ação;
• Respostas sobre a atuação da Prefeitura, permitindo a correção de disfunções e o redirecionamento das ações desenvolvidas;
• Identificação de necessidades dos usuários;
• Relacionamento democrático com a sociedade;
• Maior credibilidade e fortalecimento da imagem da Prefeitura junto à população.
O que fazemos?
• Recebemos e tratamos todas as manifestações que sejam relacionadas à atuação da Prefeitura de Vargem Alta, com independência, isenção e confidencialidade
• Tratamos as solicitações de informação requeridas no âmbito da Lei de Acesso à Informação
• Recebemos e tratamos denúncias anônimas.
• Mediamos conflitos e atuamos na facilitação de diálogos
• Encaminhamos as demandas às áreas responsáveis para o seu tratamento, guardando a confidencialidade e sigilo necessários.
• Analisamos as respostas recebidas das áreas responsáveis
• Informamos os andamentos das solicitações e seus resultados aos munícipes.
• Apresentamos um relatório mensal de todos os registros da Ouvidoria diretamente ao prefeito Municipal, apontando como esta sendo feita a análise de cada processo.
O que não fazemos?
• Não substituímos os canais de atendimento responsáveis pela primeira orientação ou resposta a pedidos, reclamações e solicitação de informações
• Não tratamos de solicitações de informação de caráter genérico, desproporcionais, desarrazoadas ou que exijam trabalhos adicionais de análise, interpretação ou consolidação de dados e informações.
• Não tratamos manifestações que relatem questões privadas e pessoais sem relação com a atuação da Municipalidade
• Não realizamos investigações, mas encaminhamos as denúncias para apuração nas áreas
• Não decidimos o que deve ou não ser feito
• Não modificamos normas internas já estabelecidas por leis, decretos e portarias.
• Não tratamos de demandas que estejam na esfera judicial
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