Diálogo com as Comunidades visita São Carlos

06 de abril de 2022 às 00h00.

Na noite de terça-feira (05), foi a vez comunidade de São Carlos receber a visita de uma comitiva dos poderes públicos municipais, composta pelo prefeito Elieser Rabello, vice-prefeito Alan Altoé, pelos vereadores Almezindo Betini e Ana Gaburo, e pelo representante da Polícia Militar, subtenente Dias.

Mais 40 moradores marcaram presença na reunião e puderam conhecer em detalhes as ações desenvolvidas pela Polícia Militar, Prefeitura, Câmara Municipal e Governo do Estado no município.

O representante da Polícia Militar em Vargem Alta, subtenente Dias, abriu a reunião reforçando o pedido de participação da comunidade no combate à criminalidade, principalmente através do Disque Denúncia 181. De acordo com o subtenente, a Polícia Militar checa todas as denúncias feitas pelo 181 e pediu para que os moradores ajudem a PM denunciando qualquer atitude suspeita ou ilegal na região.

Em seguida, o prefeito Elieser Rabello franqueou a palavra aos moradores presentes, que puderam expressar seus anseios e as necessidades da comunidade, principalmente em relação a escola, a condição das estradas, do abastecimento de água e a iluminação pública.

Escola

De acordo com o prefeito, com relação a reforma da escola, a prefeitura está buscando emendas parlamentares para a obra, mas caso não consiga, o município pretende doar os materiais necessários para a obra e reformar a escola em regime de mutirão, junto com a comunidade. O prefeito ainda disse que existe o interesse em passar a administração da escola para a comunidade, e que uma creche será construída na região para atender as comunidades de Guiomar, São Carlos, São Benedito e Richmond.

Melhoria no abastecimento de água

De acordo com Elieser, havia a dificuldade de encontrar e comprar o terreno para a construção de uma unidade de captação de água, mas a Prefeitura já teria iniciado diálogo com a família Deprá, dona da propriedade em Sao Benedito,  e as conversas estão avançando. Ainda segundo o prefeito, o projeto já está pronto e o governador Renato Casagrande já se comprometeu com recursos da ordem de R$8 a R$10 milhões de reais para realização da obra, que também atenderá outras comunidades, mais que dobrando a oferta de água tratada para todo o município pelas próximas décadas.

Melhoria nas estradas

Com relação as estradas da localidade, o prefeito afirmou que conseguiu recurso para calçar vários trechos da comunidade e que as obras começarão em breve. Disse também que está tendo grandes problemas para revitalizar todas as estradas vicinais destruídas por temporais, já que a chuva dá poucos dias de trégua. Ainda segundo Elieser, desde o último grande temporal que danificou muitas estradas, a Prefeitura vem trabalhando para melhorar as vias da parte mais alta do município em direção a parte mais baixa, dando prioridade para estradas com maior tráfego e em pior situação, e quando pensou que o trabalho ia acabar, veio mais um período de chuvas.

"A prefeitura segue fazendo as intervenções necessárias. O Governo do Estado mandou patrulha mecanizada. Sabemos a necessidade de boas estradas, principalmente no meio rural. Em breve mais seis caminhões caçamba, uma retroescavadeira e uma pá mecânica serão entregues ao município para o trabalho nas estradas e dragagem de rios em ação preventiva contra enchentes. Até maio a Prefeitura terá frota própria para atender às comunidades", disse Rabello.

Com relação a aplicação do Revsol, Elieser informou aos moradores que o produto só pode ser aplicado em tempo seco, pois se chover e o material não estiver compactado adequadamente, os resíduos podem contaminar os mananciais em sua volta.

Probacias e biodigestores

Elieser também informou que a comunidade será atendida pelo programa Probacias, projeto do Governo do Estado, onde Vargem Alta foi escolhida para ser cidade-piloto, junto com os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Muqui. O objetivo é limpar a cabeceira do Rio Novo, instalando biodigestores nas casas dos moradores que aceitaram fazer parte do programa. Também disse que o maquinário destinado a atuar nessa região (patrol, caminhões e escavadeiras), vão construir caixas secas para preservar as estradas e barraginhas para conter a água das chuvas.

Iluminação pública

Sobre iluminação pública, o prefeito informou aos moradores de São Carlos que a Prefeitura pretende aderir a um edital da EDP para trocar toda a iluminação pública do município por lâmpadas de led, gerando uma economia de mais de 30%. A contrapartida do município seria de R$ 450 mil e a EDP entraria com R$ 650 mil de investimento. A resposta do edital será publicada em maio, mas Elieser já disse que caso Vargem Alta não seja contemplada, a Prefeitura irá bancar ao menos a troca das lâmpadas da sede.

Outras ações

Ao final, o Prefeito falou de outras ações que vêm sendo realizadas ou serão implementadas em breve no município, como a criação da Sala do Empreendedor de Vargem Alta, que em breve funcionará no local onde era a antiga delegacia, dos cursos profissionalizantes ofertados pelo programa Qualificar ES, do programa de castração de animais de rua em convênio com a Ufes de Alegre, e da reforma do prédio do antigo Colégio Salesiano, com previsão do início de cursos técnicos já em agosto.