Nesta terça-feira, dia 12 de abril, a secretária municipal de Educação de Vargem Alta, Michele Sampaio, esteve em reunião com a equipe do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) para ajustes finais da adesão do município ao programa de Tempo Integral.
O objetivo é incluir o programa na Rede Municipal para as turmas de Ensino Fundamental 1, que compõem alunos do 1º ao 5º ano.
Para a secretária, esta é uma ação em busca do cumprimento de uma das metas do Plano Municipal de Ensino. “O programa trará muitos benefícios para cenário educacional em nosso município. Estamos dialogando com o Governo do Estado a possibilidade de começar com 300 vagas, mas ainda não temos nada definido.”, destacou Michele.
Participaram do encontro a assessora do Tempo Integral do Estado, Alessandra Trabach, o assessor do Proeti, Gledson Figueiredo, o especialista em gestão pública, Giovanna Louzada e os técnicos pedagógicos, Marcelo Zanon e Wagner Fogos.
PROETI
O Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI) visa ao cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional e Estadual de Educação, que objetiva oferecer educação em Tempo Integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.
O governo do Estado passa a oferecer apoio às redes municipais para a criação/ampliação da oferta desta modalidade de ensino. Além do apoio financeiro, o governo visa, também, compartilhar com as secretarias municipais conhecimentos e recursos técnico-pedagógicos já consolidados pela Secretaria da Educação (Sedu).
O foco será a melhoria da aprendizagem do estudante a nível estadual por meio das metodologias da Educação em Tempo Integral, bem como, estabelecer uma estratégia conjunta de expansão dessa modalidade de ensino, desenvolvendo um modelo unificado e capixaba.
Tempo Integral na Rede Estadual
Objetivo é repensar a prática pedagógica, a organização curricular e redimensionar o tempo e os espaços escolares no sentido de estabelecer uma política educacional voltada à ampliação de oportunidades de aprendizagens.
O programa conta com um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).
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