Diálogo com as Comunidades ouve os moradores de Richimond

12 de abril de 2022 às 00h00.

A Prefeitura de Vargem Alta vem mantendo o diálogo com as comunidades a fim de ouvir as demandas locais e apresentar os projetos desenvolvidos para a sociedade civil em cada localidade.

Na noite desta segunda-feira (11), foi a vez da comunidade de Richimond receber o prefeito Elieser Rabelo, o vice-prefeito, Alan Altoé, os secretários de Finanças e de Administração, Thadeu Orletti e Berg Silva, as vereadoras Ana Gaburo e Mara David, e os representantes da Polícia Militar (PM), o 3º sargento Azevedo e o soldado Cunha.

Segurança Pública

Os representantes da Polícia Militar iniciaram a reunião falando sobre Segurança Pública e o trabalho da PM na região, pedindo maior participação da comunidade para auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade, principalmente por meio do Disque Denúncia 181. Os militares também deram dicas de como evitar furtos causados por descuidos pessoais e incentivaram à comunidade a se organizar para juntos coibirem práticas ilícitas e denunciarem veículos e pessoas suspeitas, pois, segundo o 3º sargento Azevedo, alguns criminosos de outras cidades se aproveitam da tranquilidade de Vargem Alta para se esconder na região e continuar cometendo crimes.

Calçamento de ruas

O prefeito Elieser Rabello iniciou sua participação dando boas notícias para os moradores, afirmando que em breve várias ruas da comunidade serão calçadas. De acordo com Elieser, um orçamento de aproximadamente R$ 2 milhões de reais para esta finalidade já está licitado e se encontra em análise na Caixa Econômica Federal aguardando liberação para o início das obras. Ainda segundo o prefeito, através de parceria da Prefeitura com o Governo do Estado e Câmara Municipal, 70 mil metros quadrados de calçamento será aplicado no município em 2022.

Abastecimento de água

Elieser prosseguiu falando da questão do abastecimento de água na região, reclamação antiga dos moradores. Segundo o prefeito, a localidade cresceu muito nos últimos anos e o Governo do Estado fará um investimento para trazer água de São Benedito para as demais comunidades da região e para a sede de Vargem Alta. O projeto já está em fase final de elaboração.

Construção de creche

Durante a reunião, que contou com a presença de diversas crianças, Elieser afirmou que a senadora Rose de Freitas já destinou recursos para a construção de uma creche em Richimond, que atenderá toda a região.

Manutenção das estradas

As estradas do interior de Vargem Alta é um problema sério. As constantes chuvas prejudicam a manutenção das mesmas e algumas ainda se encontram bem danificadas. Segundo o prefeito, no momento, o objetivo da equipe de manutenção de estradas é atender às localidades que ainda estão intransitáveis.

Desde janeiro a prefeitura contratou junto ao Governo do Estado quatro caminhões, uma pá carregadeira e uma escavadeira hidráulica para auxiliar no trabalho de manutenção das estradas e também no trabalho preventivo de enchentes com a dragagem de córregos nas localidades de Guiomar, Capivara, São José de Fruteiras, Fruteiras Nova, Castelinho, Vila Maria e o Rio Novo, na Sede do município. Tais equipamentos trabalham juntos com o maquinário municipal.

Revsol

Elieser afirmou que a tão aguardada aplicação de Revsol nas estradas deve começar na próxima semana se o tempo se manter firme.

Até o momento, já chegou ao município três escavadeiras novas, uma patrol, um rolo compactador, um caminhão toco, dois caminhões pipa, uma pá carregadeira, um caminhão prancha e dois novos tratores. Até maio devem chegar mais equipamentos: uma escavadeira, uma pá mecânica, um caminhão toco, uma retroescavadeira e sete caminhões caçamba truck para a aplicar o produto nas estradas do interior. Enquanto o serviço não começa, a Prefeitura segue com o serviço paliativo de aplicação de saibro.

De acordo com Elieser, a ideia é que pelo menos 50% das estradas tenham Revsol até 2024.

Probacias

A preservação ambiental também foi pauta da conversa, com Elieser explicando que as novas máquinas que chegarão ao município para manutenção de estradas e dragagem de rios e córregos, também vão construir caixas secas e barraginhas, além de instalarem os biodigestores do programa Probacias, que evitará que o esgoto seja jogado in natura nos mananciais da região.

Além do Probacias, também haverá um investimento de R$ 500 mil do Governo do Estado para a construção de uma estação de tratamento de esgoto para as casas que não estão integradas ao programa.

Iluminação Pública

Sobre iluminação pública, o prefeito informou aos moradores de Richimond que a Prefeitura pretende aderir a um edital da EDP para trocar toda a iluminação pública do município por lâmpadas de led, gerando uma economia de mais de 30%. Segundo Elieser, essa economia possibilitará expandir a rede de iluminação às comunidades que ainda não contam com este serviço.

Outras obras e projetos em andamento

O prefeito finalizou informando aos moradores que já conversou com a Secretaria Municipal de Saúde sobre o serviço de dentista e a melhoria geral no atendimento da Saúde na região.

Também falou sobre outras obras e projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Executivo, em parceria com a Câmara, Governo do Estado e Governo Federal, para melhor atender aos munícipes, como a reforma do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), construção do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), nova cobertura das arquibancadas do Estádio Municipal Almiro Ofranti, provas de renovação e emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no município, abertura da Sala do Empreendedor, construção do teatro municipal, emissão de Nota Fiscal do Produtor Rural, a 2ª Feira de Negócios de Vargem Alta (FeneVA), reforma do Pronto Atendimento Alberto do Carmo, ampliação do cemitério municipal e a construção da nova sede da Prefeitura.