Escola que Colabora: educadoras de Vargem Alta apresentam ações trocam experiências com educadores de Piúma

28 de abril de 2022 às 00h00.

O Prêmio Escola que Colabora é um programa da Sedu, que prevê a premiação de R$ 70 mil, para as 50 escolas com os melhores indicadores educacionais no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).

O objetivo do Prêmio Escola que Colabora é valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno; melhorar os indicadores educacionais (no Ensino Fundamental), que envolvem o domínio de competências em leitura, escrita e matemática; promover uma política de incentivo às escolas para melhorarem seus resultados de aprendizagem.

Os recursos são repassados com foco na melhoria na qualidade da Educação Básica dos municípios signatários do Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo (PAES) e da Rede Estadual, promovendo ações de cooperação técnico-pedagógica entre escolas com altos indicadores educacionais (escolas premiadas) e escolas com baixos indicadores educacionais (escolas apoiadas).

Escola Municipal de Educação Básica "Santa Maria", localizada na comunidade de Vila Maria, foi uma das escolas vencedoras da 1ª edição do Prêmio Escola que Colabora, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEDU).

A Escola foi contemplada com um recurso de 70.000,00 (setenta mil reais) para investir em ações de incentivo à aprendizagem no ciclo da alfabetização. Em contrapartida, a escola vencedora precisa contribuir com uma outra escola situada no território capixaba que precise de ações voltadas à melhoria do seu índice.

Assim, no último dia 27 de abril, a diretora da EMEB "Santa Maria", Maria Aparecida Uliana, juntamente com a coordenadora do PAES da Secretaria Municipal de Educação (SEME), Mariléia Scaramussa Marin Magnago, estiveram no município de Piúma, na Escola Municipal de Ensino Fundamental "Manoel dos Santos Pedroza".

A visita teve como objetivo a apresentação de ações que foram realizadas na EMEB "Santa Maria" que elevaram o índice da escola no ano de 2019, com intuito de proporcionar uma troca de experiências em prol da alfabetização dos alunos.