Vargem Alta é contemplada em edital da EDP e município investirá R$ 1,1 milhão para troca de iluminação pública por lâmpadas de led

04 de maio de 2022 às 00h00.

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, anunciou, nesta segunda-feira (2), os projetos contemplados na Chamada Pública de Eficiência Energética (CPP 0012021), que visa incentivar a conservação e uso racional da energia elétrica.

O município de Vargem Alta foi um dos sete contemplados, ao lado de Alegre, Muqui, Rio Novo do Sul, Ponto Belo, Linhares e Serra.

Ao todo a EDP investirá R$ 4,2 milhões nos projetos selecionados, sendo R$ 699.994,19 destinados para Vargem Alta trocar 1.104 pontos de iluminação pública por lâmpadas de led, mais eficientes e mais econômicas, proporcionando uma redução do consumo de energia e uma economia de mais de 30% ao Município. A Prefeitura de Vargem Alta também investirá mais R$ 400 mil de recursos próprios como contrapartida neste projeto, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 1,1 milhão na renovação da iluminação da Sede do município e nas comunidades onde a Prefeitura tem contrato com a EDP.

A iniciativa beneficiará a população, já que  a tecnologia LED proporciona mais conforto visual e nitidez, além de contribuir na diminuição do consumo de energia e redução também nos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema atualmente utilizado. O novo modelo também gera menor impacto ambiental?por não conter mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.

“Beneficiar a população e serviços públicos da área de concessão por meio dos programas de eficiência energética e tornar a iluminação pública das cidades mais eficiente está em linha com nosso propósito de Usar a nossa energia para cuidar sempre melhor. Conseguiremos contribuir diretamente para a utilização segura e racional da energia elétrica por meio dos projetos contemplados, e, consequentemente, para a redução de gastos com energia e um melhor uso dos recursos naturais”, afirma o gestor da EDP, Bruno Mendonça.

O Prefeito Elieser Rabello comemorou o resultado do edital. De acordo com o Elieser, a troca da iluminação pública da sede do município vai gerar uma economia superior a 30% aos cofres públicos, e essa economia possibilitará expandir a rede de iluminação às comunidades que ainda não contam com este serviço, dando mais segurança e melhorando a qualidade de vida dos moradores destas localidades, disse.