Probacias: Vargem Alta inicia capacitação e instalação de biodigestores em propriedades rurais

14 de maio de 2022 às 07h00.

O município de Vargem Alta iniciou, no dia 05 de maio, a capacitação de instalação do primeiro kit de Tratamento de Efluentes Sanitários Rural, composto por um biodigestor, uma caixa de gordura e um leito secagem de lodo, na comunidade de São Benedito.

A capacitação foi coordenada pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e ministrada pela empresa Sanear Brasil, em atendimento ao Pregão Eletrônico nº 004/2021.

Durante o treinamento, técnicos, produtores rurais beneficiados e membros da comunidade receberam orientações e dicas sobre a correta instalação e manutenção dos equipamentos.

Ao todo, estão previstas 300 instalações de biodigestores nas Comunidades de Guiomar e Richomd. As propriedades já foram cadastradas e em breve, será apresentado e divulgado, cronograma de execução das ações.

O sistema de tratamento de esgoto por meio do biodigestor é uma alternativa sustentável, que promove a melhoria da qualidade ambiental, da saúde e bem estar da população. O biodigestor utiliza processo de decomposição da matéria orgânica e devolve ao ambiente, os efluentes tratados.

A capacitação contou com a presença de representantes da Agerh, da empresa Sanear Brasil, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Novo, do Incaper, do Saae de Vargem Alta, da Associação de Produtores Rurais de Vargem Alta, de servidores das Secretarias Municipais de Agricultura e Obras de Vargem Alta e Ibatiba.

Probacias

O Programa de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas (Probacias) apresenta como áreas de atuação as bacias hidrográficas do Rio Itapemirim e do Rio Novo, com ações em três municípios, sendo: microbacias do Córrego Bom Destino – Distrito de Pacotuba (Cachoeiro de Itapemirim), do Córrego São Domingos (Muqui) e do Córregos Vargem Grande - Richmond e Rio Novo - Guiomar (Vargem Alta).

O Probacias Sul I é gerenciado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos - AGERH, e conta com diversos parceiros para o fortalecimento de suas ações. Compõem o arranjo interinstitucional do Programa: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES) Campus Santa Teresa, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo (IDAF) e os entes municipais contemplados: Cachoeiro de Itapemirim, Muqui e Vargem Alta.

O projeto consiste em ações voltadas ao saneamento básico rural, especificamente tratamento de efluentes sanitários rurais, e de controle de atividades geradoras de sedimento, incluindo ações de conservação de estradas rurais vicinais, sendo previsto o atendimento de até 600 propriedades rurais, conforme adesão dos produtores ao projeto, potencializando assim, benefícios diretos à saúde e a melhoria da qualidade de vida da população que mora na área de abrangência do programa.