Mês de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes chega ao fim, mas a luta continua

31 de maio de 2022 às 00h00.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Vargem Alta, durante o mês de maio, realizou diversas mobilizações em prol da Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Com o tema, “vista essa camisa você também”, conseguiu mobilizar a sociedade, comércio, empreendimentos turísticos e os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário.

No dia 18 maio, o dia D da campanha, a Secretaria, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), organizou uma caminhada pelas ruas da cidade. O comércio enfeitou suas vitrines com as cores e símbolos da campanha.

O governador do Estado, Renato Casagrande, e os representantes e funcionários dos três poderes no município, Executivo, Legislativo e Judiciário, constituintes pela Prefeitura, Câmara Municipal de Vereadores, Fórum Desembargador Carlos Soares Pinto Aboudib e Ministério Público, respectivamente, vestiram a camisa do evento, assim como os empreendimentos turísticos, Restaurante Mosquini, Cervejaria Dus Grillo, Restaurante e Pizzaria Rancho da Lagoa, Pousada e Restaurante Zucco e Restaurante da Beth.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Camila Lorenzoni, agradeceu os evolvidos na campanha. "Gostaria de agradecer a todos e todas que participaram desse movimento pelo bem-estar e segurança de nossas crianças e adolescentes. Temos um dia, e um mês de mobilização, mas devemos lembrar que a luta continua todos os dias”.

Canais de Denuncia:

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é acionado por meio de denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes. E atua também em ações de prevenção à violência sexual.

Telefone: (28) 99989-1114

Disque 100

Denúncias anônimas podem ser feitas também pelo DISQUE 100, que funciona 24 horas – inclusive nos fins de semana e feriados.

190

Está presenciando ou escutando alguma situação que possa se configurar como violação dos direitos de uma criança ou de um adolescente? É possível interromper a situação naquele momento? Em caso afirmativo, acione a Polícia Militar imediatamente pelo telefone 190.

Serviços Socioassistenciais

CRAS é uma unidade pública da política de assistência social responsável por desenvolver ações que contribuam com a prevenção da ocorrência de situações de violação de direitos.

Telefone: (28) 99949-4017

O CREAS é uma unidade pública que oferta apoio e acompanhamento especializado a famílias e indivíduos em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados.

Telefone: (28) 99902-5895