Projeto de asfaltamento da estrada que liga Belém a Estação de Soturno é entregue ao Governo do Estado

01 de junho de 2022 às 16h55.

Em sessão solene, realizada na Câmara Municipal de Vargem Alta, na noite desta terça-feira, 31 de maio, o prefeito do município, Elieser Rabello, entregou para o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Mario Louzada, o projeto de asfaltamento da estrada que liga a localidade de Belém a Estação de Soturno.

O trecho de nove quilômetros com pista de seis metros de largura terá um custo estimado entre R$ 16 e R$ 17 milhões de reais e vai promover uma ligação entre a ES-164 a BR-101, propiciando a criação de um novo roteiro turístico no município de Vargem Alta. Além do trecho asfaltado, o centro da localidade de Estação de Soturno receberá calçamento com Pavs.

Elieser deu início à sessão falando sobre a importância desta estrada para o escoamento da produção local e sobre o grande potencial turístico desta região, ainda pouco explorado.

Elieser lembrou que este projeto era um desejo antigo da Prefeitura e das comunidades que serão beneficiadas, e que no primeiro mandato do governador Renato Casagrande, o projeto chegou a ser desenvolvido, mas não foi para frente devido a troca de poder no Governo do Estado.

Segundo Elieser, assim que assumiu o novo mandato como prefeito, na primeira reunião que teve com o governador Renato Casagrande, ele o lembrou desta obra e o governador prontamente se colocou à disposição para retomá-la, assim como já tinha retomado outras obras que ficaram paradas no Estado.

Devido a judicialização da obra, muitos entraves existiam para o prosseguimento do projeto, e somente após uma visita dos então secretários de Estado da Agricultura e de Desenvolvimento, Paulo Foletto e Tyago Hoffmann, que vieram a Vargem Alta tratar da implantação de cursos técnicos no Salesiano, é que Hoffmann sugeriu a Elieser que a própria Prefeitura montasse uma estratégia para retorno da obra, tirando da judicialização e desenvolvendo um novo projeto.

"Contatei a empresa e pedi o projeto. O projeto foi feito e agora ficou nas mãos de um vargem-altense a execução deste projeto. Esta obra vai ajudar nosso município a crescer ainda mais", afirmou Rabello.

Elieser ainda afirmou que como a Prefeitura de Vargem Alta está propondo o desenvolvimento turístico e o entrosamento com os demais municípios, essa estrada vai ligar a ES-164 a BR-101, fazendo a conexão entre a região serrana e o litoral sul do Estado, criando uma nova rota turística na região.

Durante discurso em nome de todos os vereadores, a presidente da Câmara Municipal, Alessandra Fassarella, lembrou que assim que Casagrande assumiu seu novo mandato, o governador deu ordem para retomar todas as obras que ficaram paradas no mandato de seu antecessor, e agora esta importante obra da estrada que liga Belém a Estação de Soturno.

"Quero parabenizar o Governo do Estado pela parceria com a Prefeitura e com a Câmara Municipal. Casagrande é municipalista e olha com atenção para o interior, por isso colocou representantes de todos os municípios no governo e por isso o interior do Espírito Santo está se desenvolvendo tanto neste momento", afirmou Fassarella.

O secretário de Estado, Mário Louzada, radicado em Vargem Alta, recebeu o projeto das mãos dos representantes do município.

"É uma satisfação enorme estar com todos vocês aqui em Vargem Alta por conta de entregas do Governo do Estado. A gente ajuda todos os municípios, mas quando é para Vargem Alta, a gente olha com mais carinho. O Renato (Casagrande) sempre falou que ia reiniciar todas as obras paradas e esta estrada, após quatro anos parada e judicializada, só encontramos uma saída para dar prosseguimento na obra quando Tyago Hoffmann veio ao município liberar as obras do Salesiano e nos apontou um caminho para retomarmos este projeto. Nem todo mundo gosta de frio, mas todo mundo gosta de roça e está estrada fica em uma das regiões mais bonitas de nosso município", disse Louzada.

O edital de licitação da obra deve ser assinado no final deste mês com a presença de demais representantes do Governo do Estado e a obra deve ter início após liberações dos órgãos ambientais.

A sessão solene contou com a presença de todos os vereadores, de diversos secretários municipais, de lideranças das comunidades e do ex-prefeito de Vargem Alta, João Bosco Dias.