Meio Ambiente de Vargem Alta marca presença na entrega do livro RPPNs do Espírito Santo

04 de junho de 2022 às 07h00.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Helimar Rabello, e a gerente municipal, Larissa Altoé Milanezi, representaram o município de Vargem Alta no lançamento do livro RPPNs do Espírito Santo, na quinta-feira (02). O evento ocorreu na sede da Cooperativa de Laticínios Selita, em Cachoeiro de Itapemirim.

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) são unidades de conservação (UC) de domínio privado, gravada com perpetuidade na matrícula do imóvel, com objetivo de conservar a diversidade biológica.

As RPPNs contribuem para a ampliação das áreas protegidas no país, apresentam índices altamente positivos para a conservação, principalmente se considerada a relação custo e benefício, podem ser criadas de maneira fácil, em relação às outras categorias de unidades de conservação, e contribuem para a proteção da biodiversidade dos biomas brasileiros.

Quando um proprietário decide criar uma RPPN, ele mantém seu direito de propriedade preservado, passa a ter isenção do Imposto Territorial Rural (ITR) referente à área criada como RPPN, também passa a ter prioridade na análise dos projetos pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente e preferência na análise de pedidos de concessão de crédito agrícola junto às instituições oficiais de crédito para projetos a serem implementados em sua propriedade, além de ter possibilidade de cooperação com entidades privadas e públicas na proteção, gestão e manejo da unidade.

Em breve as bibliotecas do município receberão exemplares do livro RPPNs do Espírito Santo.