Secretarias de Meio Ambiente e Educação realizam plantio de orquídeas e bromélias com alunos da EMEB Alzira Gomes

07 de junho de 2022 às 00h00.

Na manhã desta terça-feira, dia 07 de junho, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação realizaram uma ação de educação ambiental com alunos do 5º ano matutino da Escola Municipal de Educação Básica Alzira Gomes, da sede de Vargem Alta.

Os alunos participaram de um momento de plantio de orquídeas e bromélias, originárias da região, que estavam desaparecendo do nosso ecossistema. O empresário local, Ademilson Pansini, doou as diversas plantas, com intuito que as espécies voltem a se propagar pelo nosso município.

A ação começou com uma palestra na escola, ministrada pelo biólogo e secretário de Meio Ambiente de Vargem Alta, Helimar Rabello. Em seguida os alunos se deslocaram até a Praça dos Ferroviários, na sede do município. Com auxílio da empresa Fazzy Internet, que disponibilizou um caminhão munck com grua e funcionários, foram plantadas as espécies na parte superior das árvores, evitando que sejam furtadas.

Foram utilizadas as espécies Orquídea Cattleya Warneri Alba e Bromélia Vriesea Fosteriana. Helimar falou um pouco sobre essas plantas. “A orquídea já ocorreu em nossas matas e costões rochosos, porém, com a coleta ilegal, praticamente desapareceu, e a bromélia também era encontrada nas rochas e grandes árvores de nossas matas, mas com a coleta indiscriminada entrou em declínio. Com essa atividade queremos aumentar o número dessas plantas na nossa região”, afirmou o secretário.

A secretária municipal de Educação, Michele Sampaio de Oliveira, salientou que a ação "faz parte de uma série de atividades elaboradas pela escola em consonância com projeto de meio ambiente instituído pela Secretaria de Educação para o ano letivo de 2022".

A Prefeitura agradece a empresa Gramapan Mármores e Granitos, na pessoa do proprietário, o Ademilson Pansini, conhecido como “Ade”, que doou as mudas, e a Fazzy Internet, de propriedade de Fábio Agrizzi, que emprestou o caminhão munck.

Além dos citados acima, também participaram da ação, a diretora da escola, Marcela Calabrez, e o coordenador da escola e também vereador, Walace Pizetta, além da vereadora Mara David, que se fez presente durante o plantio na praça.