Secretaria de Estado da Saúde recomenda retorno do uso de máscaras em locais fechados e ambientes escolares

13 de junho de 2022 às 14h00.

Considerando o reconhecimento do estado de transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo, desde o dia 30 de março de 2020, considerando o "Guia de Vigilância Epidemiológica Covid-19", considerando a sazonalidade das doenças de transmissão respiratória, e considerando o cenário epidemiológico, com aumento na transmissibilidade de casos de Covid-19 e nas hospitalizações no Estado do Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nota técnica, na última quinta-feira (09), recomendando o retorno do uso de máscaras em locais fechados e em ambiente escolar.

A justificativa da recomendação é que o Estado do Espírito Santo tem registrado aumento tanto na taxa de resultados positivos em testes para a detecção da Covid-19, quanto na de transmissão da doença. Segundo a Nota, caso este ritmo de transmissão se mantenha, "a tendência é de crescer os impactos na saúde da população capixaba e no sistema que a atende, sendo urgente fortalecer algumas medidas para a contenção desse crescimento".

Durante as ações para diminuir a propagação da Covid-19, recomenda-se o uso de máscaras em ambientes fechados e de grande concentração de pessoas, além de outras estratégias preventivas, como a vacinação, a testagem, o distanciamento social e a higienização.

Além da recomendação para o uso de máscaras em locais fechados e em ambiente escolar, orienta-se que essa utilização deva ser reforçada nos seguintes casos:

• Ao apresentar sintomas gripais e/ou de crise respiratória.

• Ao obter resultado positivo em teste para a Covid-19;

• Ao cuidar de alguém que está doente com Covid-19

• Se pertencer a grupo de risco para a Covid-19;

• Ao executar um trabalho em que interaja com um grande número de pessoas;

• Ao andar de avião, ônibus, trem ou outras formas de transporte público, especialmente se for por um longo período de tempo e se houver lotação nesses espaços;

• Quando o distanciamento físico não for possível ou quando estiver em

ambientes públicos internos ou externos com aglomeração.

Em ambientes educacionais, a recomendação do uso adequado e contínuo das máscaras, cobrindo adequadamente boca e nariz, representa um importante suporte de proteção contra a cadeia de transmissão do vírus SARS-CoV-2 entre alunos e profissionais da educação.

As máscaras de melhor poder filtrante, como a PFF2/N95, estão expressamente recomendadas como barreira preferencial a ser adotada por alunos e trabalhadores no ambiente escolar durante todo o período de permanência na instituição.

Clique aqui e confira a Nota Técnica N° 14/2022 – GEVS/SESA/ES na íntegra.