Confira as dicas para curtir o feriadão de Corpus Christi no friozinho de Vargem Alta

13 de junho de 2022 às 17h19.

Além da procissão religiosa pelos belíssimos tapetes confeccionados pelas comunidades da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, no Centro do município, Vargem Alta também conta com muito verde, cachoeiras, trilhas, restaurantes, agroturismo e uma rede hoteleira preparada para melhor atender ao turista neste feriadão de Corpus Christi.

A elaboração dos tapetes para a festa religiosa fechará as ruas Felipe David, Padre Antônio Maria e Frederico Fontana Filho, na sede do município, a partir das 12h desta quarta-feira, dia 15 de junho, e a procissão e missa ocorrem na quinta-feira, dia 16 de junho, a partir das 15 horas.

Confira outras dicas para aproveitar o feriadão em Vargem Alta

Cachoeira do Caiado

É a mais próxima da cidade, localizada na Comunidade de Guiomar, e é muito visitada pela beleza de sua queda natural e lago de águas cristalinas, além de uma trilha pela mata. Acesso é pela Rodovia ES 375 (Vargem Alta – Iconha). Visitação todos os dias da semana, das 6h às 18h. Informações: (28) 99957-1219 (Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes).

Cachoeira do Brother

É a mais alta do município, com cerca de 40m de queda. Tem poço para banho, área de piquenique e para tomar sol. Fica dentro de uma propriedade particular, com visitação aberta, mediante agendamento. No local, também é possível acampar e há venda de produtos artesanais da Chácara Brother. A cachoeira fica na localidade de Castelinho, no km 314 da ES 164. Informações: (28) 3528-4114 e (27) 99946-4114.

Cachoeira da Concórdia

Localizada na comunidade de Concórdia, a 5 km da ES 164, na divisa entre Vargem Alta e Rio Novo do Sul, a cachoeira tem um curso leve e com pouca profundidade, sendo indicada para famílias com crianças. No entorno, há opções de comércio com gêneros alimentícios. Informações: (28) 99957-1219 (Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes).

Mata de Caetés

Com a sua grande variedade de aves, a região da Mata de Caetés e Reserva Águia Branca é um lugar estratégico para observação de aves. Fica no distrito de Castelinho, na cidade de Vargem Alta. Aberto à visitação durante 24 horas, mediante agendamento. Informações: (28) 99957-1219 (Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes).

Mirante Alto Formoso e Rampa De Voo Livre

O mirante, às margens da Rodovia ES 164 (Cachoeiro – Vargem Alta), fica a 1.000 metros de altitude e tem uma das vistas mais bonitas da região. O local possui dois restaurantes e uma cafeteria. Além disso, abriga rampa de parapente, usada por instrutores de voo livre da Associação de Voo Livre de Cachoeiro de Itapemirim (AVLCI). Informações: (28) 99955-0157 (Samuel Almeida Souza, instrutor de voo duplo); (28) 3036-8311 (Restaurante Mirante Gourmet) e (28) 3525-1470 (Restaurante Ponto Alto).

Presépio mecânico

Um dos cartões postais de Vargem Alta, o presépio foi criado em 1956 pelo artista, artesão e padre salesiano Agostinho Bastianello. Tem cerca de 130 figuras movimentadas, construídas em madeira, metal, gesso, lata e plástico, entre outros materiais, distribuídas em mais de 50 metros quadrados. Fica no distrito de Jaciguá, em frente à Igreja São João Batista. A entrada é gratuita. Aberto aos sábados e domingos, das 7h às 18h.

Sítio Recanto da Serra/ RPPN Mata da Serra

Propriedade com 22 hectares administrada pela ONG Caminhadas e Trilhas Preserve, onde se encontra a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata da Serra e uma hospedagem rural. Fica na localidade de São Benedito e atrai praticantes do ecoturismo e de esportes de aventura. Informações: (28) 3515-1092/ (28) 99915-6889. E-mail: [email protected]

Site: http://www.caminhadasetrilhas.com.br/sitio/rppn_mata_serra.asp

Reserva Águia Branca

Possui uma extensa área verde, rica em recursos hídricos e abrigo de uma ampla variedade de espécies de fauna e flora. Essa é a Reserva Ambiental Águia Branca, mantida pelo Grupo Águia Branca em Vargem Alta. Local ótimo para observação de pássaros.

Agende sua visita pelo Whatsapp (27) 99942-0474, pelo e-mail [email protected]

Site: https://reservaaguiabranca.com.br

Sítio Bela Vista

Em Alto Castelinho, a 33 km da sede, a propriedade produz e vende uvas, suco integral, vinhos e geleia. Informações: (28) 99972-9395/ (27) 99812-1098. E-mail: [email protected]

Sítio Casa da Mata

Degustação e venda de produtos caseiros, como queijo, ricota, suco e geleia de uva. Fica em Alto Castelinho, a 32 km da sede. Informações: (27) 3248-2164/ (28) 99938-1223. E-mail: [email protected]

Sítio Quintas do Leão

Alojamento com suítes, camping, salão de festas, piscina e aluguel para festas. Localizado em Richimond, no km 8 da Rodovia Vargem Alta-Iconha. Informações: (28) 3522-1850/ 9985-7605/ 9991-8521. Facebook: @quintasleaovargemalta

Família Fassarella Daré

Produção e venda de vinhos, sucos, geleia de uva e licores diversos, além de artesanatos e móveis rústicos em madeira. Fica na Rodovia 164, em Castelinho, a 25 km da sede. Informações: (28) 3528-4213/ (28) 99966-9036. E-mail: [email protected]

Casa da Roça

Loja do agroturismo e aluguel do espaço para festas. Fica na localidade de São João, na Rod. ES 164, km 343. Informações: (28) 3525 1066. E-mail: [email protected]

Cervejaria Dus Grillo

Os vão se render aos sabores, às texturas e às cores das cervejas artesanais. Localizada em Alto Ouro, interior do município, a Cervejaria Dus Grillo virou o local certo para os amantes das também chamadas cervejas especiais. Funciona aos sábados, domingos e feriados. Têm no cardápio as cervejas Pilsen, IPA, Witbier com pimenta, Stout com amora, Irish Red Ale, Belgian Dubbel, Rauchbier, Chopp de vinho, Kolsch e diversas opções de petiscos.

Venha conhecer e descobrir as maravilhas de Vargem Alta!