Inscrições abertas para o Concurso Cultural Cine.Ema com prêmios para alunos e escolas públicas do ES

23 de junho de 2022 às 09h40.

Estudantes podem inscrever fotografias, vídeos e textos criativos que se relacionem com a temática socioambiental. As premiações são para alunos, professores e escolas da rede pública dos municípios abrangidos

Com o tema “Pegue um problema e resolva com ciência'', o 8º Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, o Cine.Ema, está com inscrições abertas até 28 de julho para o Concurso Cultural de produção de Vídeo, Fotografia e Texto Criativo. As inscrições podem ser feitas no site cineema.com.br.

Serão selecionadas fotografias, vídeos e textos criativos produzidos pelos alunos, que abordem meio ambiente e agreguem à temática da edição, ressaltando a importância da tecnologia e da via do conhecimento para a resolução dos problemas ambientais da atualidade. As premiações são para os cinco melhores trabalhos de cada categoria.

Como obrigatoriedade para participar, os estudantes devem estar cursando regularmente o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio das escolas públicas, municipais e estaduais, de Afonso Cláudio, Aracruz, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Itapemirim, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta.

Mais que estimular a criatividade da nova geração de pensadores, a iniciativa busca despertar o olhar cinematográfico dos estudantes, trazendo elementos fundamentais para produções audiovisuais, de modo que eles possam experimentar técnicas, enxergar as potências da natureza na região onde vivem e registrar tudo isso em foto, vídeo e texto. Estimular o senso crítico, estético e ambiental são um dos pilares do Cine.Ema.

O Festival Cine.Ema realiza ações de educação ambiental voltadas às comunidades que margeiam patrimônios naturais e mostras de cinema com exibição de curtas ambientais. Possui o patrocínio da do Grupo Águia Branca e da Imetame. Conta também com o apoio da Reserva Ambiental Águia Branca. É uma realização da Caju Produções e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Categorias do Concurso

Os interessados podem inscrever até um trabalho por categoria. Os cinco melhores trabalhos de cada uma delas serão premiados com um celular smartphone Moto G20.

Vídeo

Podem ser inscritos vídeos de no máximo um minuto, em qualquer linguagem audiovisual (documentário, ficção, experimentação, dentre outras), produzidos em qualquer formato e/ou resolução, capturados por câmeras profissionais, amadoras ou por qualquer dispositivo móvel.

Fotografia

Serão aceitas fotos em qualquer formato ou resolução, podendo ser capturadas por câmeras profissionais, amadoras ou por qualquer dispositivo móvel.

Texto criativo

Podem ser escritos textos em formato de crônica, conto, poesia, roteiro, texto argumentativo ou opinativo que se relacionem com a temática do meio ambiente.

O concurso ainda prevê premiação para a escola e o (a) professor (a) que mais tiverem inscrições válidas orientadas por eles (as). A escola vencedora nesse quesito receberá um Home Theather LG, enquanto o (a) professor (a) receberá um tablet.

O Cine.Ema

Criado em 2015 no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), o Cine.Ema promove experiências educativas, recreativas, democráticas, integrativas e culturais atuando na sensibilização ambiental e na preservação de recursos naturais por meio da cultura.

Dentre suas principais atividades, estão mostras audiovisuais, seminários ambientais, oficinas, entre outros, voltados principalmente para crianças e adultos de comunidades que margeiam patrimônios naturais brasileiros. O nome curioso, “Cine.Ema”, homenageia a Pedra da Ema, símbolo de Burarama. A rocha tem uma cavidade que, ao ser atingida pelo sol, projeta uma sombra no desenho do pássaro. Esse jogo de luzes se aproxima da linguagem do cinema.

Serviço

Concurso Cultural de produção de vídeo, fotografia e texto criativo do 8º Cine.Ema – Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo

Inscrições: www.cineema.com.br

Prazo: até 28 de julho de 2022

Categorias: Vídeo, Fotografia e Textos Criativos

Abrangência: estudantes cursando o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ou Ensino Médio das escolas públicas, municipais e estaduais, de Afonso Cláudio, Aracruz, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Itapemirim, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta.

Premiações: Para os cinco mais bem colocados em cada categoria. Para a escola e o professor com maior número de inscrições válidas