Violência contra idoso é pauta de evento em Vargem Alta na próxima segunda-feira (27)

23 de junho de 2022 às 16h24.

A Prefeitura de Vargem Alta, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizará evento em alusão a Junho Violeta, mês de Conscientização do Combate da Violência Contra a Pessoa Idosa.

As atividades acontecerão na próxima segunda-feira (27), a partir das 7h30 no auditório do CRAS. Haverá equipe da Secretaria de Saúde aferindo pressão, realizando teste de hipoglicemia e orientações de saúde, café da manhã, contação de história com Maria Elvira Tavares Costa, que é administradora, psicodramatista, psicopedagoga, contadora de histórias, escritora, terapeuta holística e artesã, com tema ‘‘Semeando sonhos e desejos de transformação’’ e apresentação cultural com escola de música Muzyca School.

Agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo - DETRAN|ES, estarão orientando sobre o preenchimento da carteirinha para estacionamento gratuito para os idosos. Será necessário levar documento com foto e comprovante de residência para solicitação.

Para a secretária de Assistência, é importante estar sempre levando essa bandeira em prol dos direitos dos idosos. “Este é um tema que sempre deve ser lembrado e evidenciado para nossa sociedade, principalmente para a pessoa idosa, que por muitas das vezes, não saber ou não percebe que está sofrendo algum tipo de violência, seja ela pela negligência, abandono, psicológica, financeira e até mesmo física. Não podemos permitir mais esse tipo de acontecimento”.

“Durante o mês a Secretaria realizou diversas atividades com a temática, com os grupos de fortalecimento de vínculos, nas redes sociais e agora encerrando com esse evento para os nossos idosos”, concluiu Camila.

Conheça mais sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, os tipos e os canais de denúncia.

Violência contra a Pessoa Idosa

A violência contra o idoso pode ser definida como um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção da comunidade internacional.

O abuso de idosos ocorre sem que haja reconhecimento ou resposta, pois, até recentemente, esse grave problema social estava oculto à vista do público e era considerado um assunto privado. Ainda hoje, o abuso de idosos continua sendo um tabu, subestimado e ignorado pela sociedade. No entanto, há evidências que indicam que o abuso de idosos é um importante problema de saúde pública e social.

Tipos de violência contra as pessoas idosas

A mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.

O abandono vem em seguida e é considerado uma forma extrema de negligência. Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.

Há, ainda, a violência física, quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte. E a sexual, quando a pessoa idosa é incluída em ato ou jogo sexual homo ou heterorrelacional, com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

A psicológica ou emocional é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.

Por último, há a violência financeira ou material, que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.

Idosos com aspecto descuidado, que apresentem marcas no corpo mal explicadas ou sinais de quedas frequentes e que tenham familiares ou cuidadores indiferentes a eles, podem estar sendo vítimas de violência.

Onde procurar orientação ou denunciar:

– CRAS, CREAS e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social;

– Delegacias;

– Disque 100 (Direitos Humanos);

– 190: Polícia Militar (para situações de risco eminente)