Mulheres vencem preconceito e ganham destaque no campo em Vargem Alta

04 de julho de 2022 às 12h37.

Mulheres das regiões Serrana e Sul do Estado têm vencido o preconceito e ganharam destaque no ambiente considerado masculino, que é a vida no campo, e assumem o protagonismo nas lavouras, agroindústrias, cooperativas rurais e em projetos do Governo criados somente para elas. 

Na comunidade de Taquarussu, interior de Vargem Alta, mãe e filha trabalham juntas nos cafezais da família. Enquanto a filha, Karina Pizzol Pasti, de 23 anos, cuida das questões administrativas do sítio, Margarete das Graças Pizzol, 53, acorda cedo para adubar, colher e secar os grãos que, em 2021, foram selecionados para etapa final da 4ª Edição do Concurso Florada, organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais em conjunto com a empresa 3 Corações S.A, que é exclusivo para mulheres. 

“Costumo dizer que realizando o trabalho com amor e Deus, é o que dá o sabor. Trabalhar com amor, que é a nossa força, é o que nos move”, disse Margarete, que trabalha com café especial desde 2005, produzindo a variedade Catuaí Vermelho.

 E quando o assunto é o destaque feminino no campo, a produtora rural defende o gênero. “Cafeicultoras desempenham um papel fundamental na produção, em especial, no café de qualidade, que exige delicadeza. É necessário trabalhar a partir da troca de experiências entre os sexos, onde cada parte contribui para o crescimento de todos”. 

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00

Telefone

Telefone(s): (28) 3528-1900

Endereço

Endereço: R. Ver. Pedro Israel David - Vargem Alta - CEP 29.295-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vargem Alta. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.