Vargem Alta sobe 19 posições no ranking capixaba de Transparência e Governança Pública em relação a última avaliação feita pelo TCEES

05 de julho de 2022 às 16h49.

A ONG Transparência Capixaba, parceira da Transparência Internacional, divulgou nesta terça-feira, dia 05 de julho, o Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública.

O trabalho avaliou todos os municípios do Espírito Santo e contou com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional.

A Prefeitura de Vargem Alta subiu 19 posições em relação a avaliação feita pelo Tribunal de Contas do ES no ano de 2021, saindo da 34ª colocação para a 15ª em 2022. Na escala de 0 a 100 pontos, Vargem Alta atingiu nota 76,1, considerado um índice "bom" de transparência pública, segundo o ranking.

Foram avaliados os portais de transparência e sites oficiais das prefeituras capixabas, além dos canais criados para participação da sociedade, como plataformas para recebimento de denúncias anônimas e solicitação de informações, uso de redes sociais e oportunidades de participação da população na discussão do orçamento, por exemplo.

O ranking avaliou todos os 78 municípios do Espírito Santo, com o objetivo de divulgar as cidades que garantem acesso pleno, ágil e fácil a base de dados referentes a licitações, contratos, obras, financias públicas e orçamento.

O prefeito Elieser Rabello comentou o resultado. "Trabalhamos para informar cada detalhe de nossa gestão e para buscar a participação da população na elaboração de políticas públicas que alavanquem o desenvolvimento de nosso município e solucione problemas de nossa cidade. O tempo de penumbra ficou para trás e hoje vivemos o momento de sermos cada dia mais transparentes e participativos para realizarmos uma boa governança pública. Temos a ouvidoria municipal, o Órgão Oficial do Município de Vargem Alta, informamos cada ação de nossa gestão nas redes sociais, realizamos reuniões presenciais nas comunidades para ouvir as demandas de cada região e informar sobre as ações do Executivo Municipal e os serviços públicos disponíveis no município. Subimos 19 posições este ano e vamos continuar trabalhando para chegarmos ao topo deste ranking", afirmou Rabello.

Sobre a Transparência Capixaba

A Transparência Capixaba atua no Espírito Santo, desde 2001, no combate à corrupção, no fortalecimento da democracia e no incentivo à participação ativa da população no controle social.

A entidade não possui vínculos político-partidários, não recebe verbas públicas e atua com voluntários, voluntárias e parceiros com interesses comuns de aperfeiçoamento do ambiente público e das instituições democráticas.