Decreto estadual nomeia o Centro de Educação Técnica de Vargem Alta, no antigo Salesiano

06 de julho de 2022 às 08h20.

Foto: acervo da Família Altoé

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, decretou, na última segunda-feira (4), o novo nome do Centro de Educação Técnica de Vargem Alta (CEET), que funcionará no antigo Colégio Salesiano, no distrito de Boa Esperança.

O local, que atualmente passa por reformas para abrigar cursos técnicos e profissionalizantes, passará a se chamar Centro Estadual de Educação Técnica Giuseppe Altoé.

O decreto de Nº 1140-S foi publicado nesta terça-feira (5) no Diário Oficial do Espírito Santo

Homenagem a Giuseppe Altoé

O nome escolhido homenageia um dos primeiros moradores de Boa Esperança, que atuou ativamente para a implantação do antigo Colégio Salesiano na localidade.

Vindo da Itália na década de 1880, Giuseppe Altoé deu origem a uma grande família, se estabelecendo na localidade de Boa Esperança, que hoje pertence ao município de Vargem Alta.

Giuseppe foi colaborador do Salesiano desde a juventude na Itália e trouxe para a sua casa a Congregação Salesiana, mais tarde transformada na escola que se destaca na paisagem de Boa Esperança e que faz parte da história de Vargem Alta.

O prefeito Elieser Rabello elogiou a escolha do nome do CEET de Vargem Alta. "Esse antigo Salesiano é um sonho que estamos realizando. Vamos ter cursos do UniversidadES e cursos técnicos e profissionalizantes que com certeza vão transformar as vidas e as realidades dos moradores da região. Gostaria de mais uma vez agradecer ao Governo do Estado pela atenção para com o município de Vargem Alta e parabenizar pela excelente escolha do nome do Centro de Educação Técnica. Giuseppe Altoé é parte importante da história do Salesiano e de Vargem Alta, e foi honrado com a sensível escolha de seu nome para abrigar essa importante instituição de ensino”, declarou.

Centro Estadual de Educação Técnica de Vargem Alta

No CEET de Vargem Alta serão ofertados, inicialmente, cursos técnicos profissionalizantes de Cooperativismo, Agroecologia e Enfermagem. Além disso, o CEET também funcionará como um polo de ensino para a oferta de cursos de qualificação profissional, por meio do Programa Qualificar ES.