Senar realiza curso de operador de máquinas agrícolas em Vargem Alta

08 de julho de 2022 às 15h17.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, em parceria com a Prefeitura de Vargem Alta, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou curso de operador de máquinas agrícolas no município. O curso aconteceu entre os dias 04 a 08 de julho, com carga horária de 40 horas, tendo a participação de nove alunos.

Durante o treinamento, os alunos foram orientados sobre as instruções e a maneira correta para operação e manutenção das máquinas agrícolas. O conhecimento das regras de segurança na operação de máquinas agrícolas previne acidentes de pequenas e grandes proporções, além de permitir que a propriedade e a sua produção estejam de acordo com a regulamentação vigente no país.

A aula teórica do curso aconteceu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O treinamento foi ministrado pelo instrutor Helder Lopes Peixoto e coordenado pelo servidor da prefeitura, Gabriel Magri.

O objetivo do treinamento foi passar todo o conhecimento da parte teórica e prática, envolvendo os componentes do trator e o seu funcionamento. Os alunos puderam aplicar todo o conhecimento adquirido no cotidiano.

A aula prática do curso aconteceu em uma propriedade na comunidade de Vargem Grande e os alunos aprenderam como operar máquinas agrícolas de forma segura para evitar acidentes.

O prefeito Elieser Rabello falou sobre a importância desse tipo de capacitação para o município. “Temos uma parceria muito boa com o Senar, que permite realizar diversos treinamentos e cursos para capacitar e levar mais conhecimento aos produtores rurais e também aquelas pessoas que tem interesse em se aprimorar. Isso é muito importante para o desenvolvimento da nossa agricultura”.

O trabalhador Denilson Salvador Pezzin destacou que o curso trouxe novas experiências. “Já sabia algumas coisas sobre operacionalização deste tipo de equipamento e o curso me proporcionou aprimorar novos conhecimentos. Tivemos muitas informações sobre a parte de segurança que a gente não tinha e agora é aprimorar para ter um conhecimento 100% do trator”.