Criminosos roubam trilhos da linha férrea em Vargem Alta

23 de julho de 2022 às 12h21.

 

Criminosos estão roubando trilhos da linha férrea no município de Vargem Alta. O crime foi denunciado pela Prefeitura de Vargem Alta, que registrou boletim de ocorrência, na tarde de sexta-feira (15).

Os trilhos roubados ficavam na região de Guiomar, no trecho que liga a comunidade de São Benedito, interior do município, a cerca de 08 quilômetros do Centro da cidade. As marcas são recentes, o que mostra que os criminosos furtaram há pouco tempo. Até sobras de solda foram deixadas no local.

Cerca de 300 metros dos trilhos da ferrovia foram arrancados. Tudo indica que uma quadrilha especializada que está praticando este crime pela região. Provavelmente a operação é realizada à noite e o local é afastado de residência e de fácil acesso.

A Prefeitura está tentando todos os caminhos viáveis para que esse patrimônio não seja destruído. Na segunda-feira, dia 11 de julho, o prefeito Elieser, esteve em Brasília, junto com uma comitiva de representantes de outros municípios, onde protocolaram pedido de cessão de trechos da antiga via férrea Leopoldina.

“É triste e lamentável ver uma situação dessa. Estamos lutando, desde que assumimos a gestão municipal, para não perder esse patrimônio que faz parte da história de nosso município. Participamos de diversas reuniões, buscando apoio para a causa, nos unimos com os demais municípios por onde os trilhos passam, fomos a Brasília neste mês buscar uma solução no Ministério da Infraestrutura. Esse patrimônio precisa ser preservado”, afirmou o prefeito, Elieser Rabello.

A Prefeitura, além de registrar o boletim de ocorrência, entrou em contato com a concessionária que administra o trecho da ferrovia informando o ocorrido.

A Ferrovia

A malha ferroviária que corta, em parte, o Município de Vargem Alta, foi projetada para estabelecer a ligação entre a capital, Vitória, e a região sul do Estado, a principal em produção cafeeira ao final do século XIX. O início de sua construção data de 1892, tendo seu primeiro trecho ficado pronto em 1895, ligando Vila Velha (ponto inicial) a Viana, tendo sido o segundo traçado completado até Cachoeiro de Itapemirim em 1910.

Atualmente, essa ferrovia centenária atravessa os municípios de Vila Velha, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivacqua, Muqui e Mimoso do Sul, ao longo de serras e vales compostos por paisagens de grande potencial turístico. Seja pelo seu longo tempo em atividade, pelos locais belíssimos por onde passa e pelo seu papel na formação histórica do Espírito Santo, ela ajuda a compor a identidade do Estado. Configura como lugar de memória, constituindo-se em patrimônio cultural.

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00

E-mail

gabinete@vargemalta.es.gov.br

Telefone

Telefone(s): (28) 3528-1900

Endereço

Endereço: R. Ver. Pedro Israel David - Vargem Alta - CEP 29.295-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vargem Alta. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.