Que delícia! Primeira turma do curso de Barista se forma em Vargem Alta

29 de julho de 2022 às 10h54.

Um delicioso aroma de café tomou conta do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Vargem Alta (UAB), na tarde desta quarta-feira (27). Foi o último dia do curso "Barista - Preparo e Serviço de Café", que capacitou produtores, empreendedores e entusiastas a preparar e servir a bebida com muita sofisticação e qualidade, ensinando a agregar valor aos seus negócios para fomentar ainda mais o agroturismo no município.

O curso teve carga horária de 15 horas e foi promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), por meio do Programa de Qualificação para o Turismo. As aulas foram ministradas pela barista Lúcia Barros, colaboradora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Prefeitura Municipal de Vargem Alta foi parceira nesta qualificação, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte.

O secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha, e o gerente de gestão do Turismo da Setur, Murilo Vago, fizeram questão de prestigiar o último dia do curso, assim como o prefeito Elieser Rabello, o secretário de Turismo de Vargem Alta, Elias Abreu (Maninho), e o coordenador do Senac no Sul do Espírito Santo, Walber Almeida.

Todos os presentes puderam degustar diversos preparos elaborados, capuccinos e outras bebidas feitas com base no café. Alguns dos grãos usados durante o curso foram fornecidos por produtores do município.

A aluna Gabriela Ortiz falou em nome de todos os demais cursandos, onde agradeceu a oportunidade de aprendizado. "Gostaria de agradecer a todas as instituições que proporcionaram esse curso para nós. Acho que falo em nome de todos quando digo que foram dias de muito aprendizado e aproveitamento. Gostaria que o curso durasse mais, pois foram momentos proveitosos que com certeza usaremos em nossas vidas e empreendimentos", disse.

"Gostaria de agradecer a cada aluno aqui presente. A gente trabalha muito para proporcionar o turismo de experiência. O turismo pode ser uma experiência de vida para aquele que se proporciona a viver este momento e vocês hoje são pessoas qualificadas a proporcionar essa experiência aos turistas. E proporcione mesmo! Invista em sua área, invista no que vocês sabem fazer de melhor, que é oferecer um café de qualidade para os nossos turistas", disse o coordenador do Senac Sul, Walber Almeida.

"O café hoje está numa onda muito positiva, assim como a cerveja artesanal e outros produtos do agroturismo. Não só vocês vão ganhar muito, mas a cidade também ganha com a capacitação de todos vocês", disse o secretário municipal, Elias Abreu.

O prefeito Elieser Rabello agradeceu a presença do secretário de Estado de Turismo e também o comprometimento do Governador do Estado, Renato Casagrande, com a qualificação do turismo no município de Vargem Alta. "Muito bom o curso. A gente vive em uma região montanhosa e produtora de café e chegou um tempo em que temos menos mão de obra nas lavouras, então precisamos otimizar e melhorar a qualidade do café, para produzirmos menos café, mas com maior qualidade, para termos condições de trabalharmos nas propriedades e termos mais oportunidades para comercialização. Só uma lavoura de café de qualidade já é atração para o turista e um café bem preparado desse jeito, agrega muito mais valor ao agroturismo de nossa cidade", afirmou Rabello.

Em sua fala, o secretário estadual de Turismo, afirmou que Vargem Alta vai receber outros cursos de qualificação para o turismo. "O Senac é nosso parceiro nessa ação. Outros cursos de qualificação virão para o município. Com o fim da pandemia, as pessoas querem lazer, querem ir para locais abertos, áreas de meio ambiente e com isso o turismo de Vargem Alta só tem a ganhar. Também teremos cursos de garçom, de camareira, cozinha italiana, cozinha mediterrânea, entre outros, para qualificar aquela pessoa que já trabalha na área, para trabalhar melhor, e para quem quer entrar no ramo ter a possibilidade de se capacitar. O objetivo é fortalecer o turismo local e criar possibilidades das pessoas aumentarem suas rendas e o turista ser bem atendido e ter a melhor experiência possível", disse.

Programa de Qualificação para o Turismo

O Programa de Qualificação para o Turismo Capixaba é coordenado pela Gerência de Gestão de Turismo da Setur e as capacitações são realizadas em parceria com as prefeituras, que mobilizam os interessados e viabilizam os locais para realização dos encontros.