Escola que Colabora: diálogo com representantes de superintendências regionais de educação acontece em escola premiada de Vargem Alta

05 de agosto de 2022 às 14h01.

Na tarde de terça-feira (02), a Escola Municipal de Educação Básica Santa Maria, localizada na comunidade de Vila Maria, recebeu a visita de representantes das Superintendências Regionais de Educação de Cachoeiro de Itapemirim e Vila Velha, e da Escola Manoel Pedrosa, do município de Piúma.

O objetivo do encontro foi estreitar os laços e dialogar sobre as ações pedagógicas das escolas. Ambas as unidades escolares foram contempladas com o Prêmio Escola que Colabora no ano de 2021 e mantêm um regime de colaboração das ações.

A unidade escolar premiada deve investir em ações de incentivo à aprendizagem no ciclo da alfabetização. Em contrapartida, a escola vencedora precisa contribuir com uma outra escola situada no território capixaba que precise de ações voltadas à melhoria do seu índice.

Escola de Colabora

É um programa da Secretaria de Estado da Educação, que prevê a premiação de R$ 70 mil para as 50 escolas com os melhores indicadores educacionais no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).

O objetivo do Prêmio Escola que Colabora é valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno; melhorar os indicadores educacionais (no Ensino Fundamental), que envolvem o domínio de competências em leitura, escrita e matemática; promover uma política de incentivo às escolas para melhorarem seus resultados de aprendizagem.

Participaram do encontro membros das equipes das superintendências regionais de Cachoeiro de Itapemirim, Rosangela da Silva Novaes Ribeiro, Ivania Lins, Emanuelle Cordeiro, de Vila Velha, Verônica, Adenildes e Verbenia, representantes do município de Piúma, a secretária de Educação de Piúma, Alzimaira Layber Marcarini, a coordenadora do PAES, Káthia Muniz Ribeiro, a diretora da EMEF Manoel dos Santos Pedroza, Deila Lorencini Checon, e a professora, Paula Pereira Carvalho Lucas de Vargem Alta, a secretária de Educação de Vargem Alta, Michele Sampaio, a diretora da escola, Maria Aparecida Uliana, a bolsista do PAES, Marileia Scaramussa Marin Magnago, a chefe do Departamento Pedagógico, Alcimara Altoé Rabelo, e as técnicas da SEME que acompanham o segmento do Ensino Fundamental I, Fabiana De Oliveira Fabres e Raquel da Conceição André Venturim.