Servidores de Vargem Alta participaram da segunda oficina de implantação da Sala do Empreendedor

05 de agosto de 2022 às 15h49.

Na quinta-feira (04), servidores da Prefeitura de Vargem Alta participaram da segunda oficina de implantação da Sala do Empreendedor, um projeto realizado pelo Sebrae/ES em parceria com a Prefeitura, que tem como objetivo a criação de um espaço para atender todas as necessidades básicas do empresário-empreendedor, desde o início de sua existência, até questões referentes a sua sobrevivência, desenvolvimento ou até mesmo seu encerramento.

O objetivo é implementar ações de simplificação, integração e desburocratização no fluxo de processos de abertura de empresas, visando diminuir o tempo de registro e obter melhores resultados socioeconômicos no município.

A oficina foi ministrada pela consultora contratada pelo Sebrae, Cristiane Jussim, que abordou temas como abertura e fechamento de empresas, emissão de alvarás, documentação básica, negociação de débitos, microcrédito, compras públicas, capacitação empresarial e acesso à informação, que são tarefas e conteúdo a serem implementados na Sala do Empreendedor. O foco é preparar empreendedores e empresas, ser mais ágil nos processos, diminuir a informalidade e aumentar a arrecadação.

Segundo a consultora, a oficina teve como objetivo trabalhar fluxos de processo, quando se fala de abertura de novos negócios. “Quando a gente fala da criação da sala o empreendedor em Vargem Alta, que um espaço para abertura de empresas, um local de referência para ao empresário, quando se fala de formalização de um pequeno negócio, a gente precisa ter uma estrutura desburocratizada, e a oficina foi para trabalhar com os servidores, conhecendo como é o fluxo de processos, onde podemos otimizar o tempo, para que o empresário abre uma empresa no menor tempo possível”, afirmou.

“Nesse segundo encontro, entendemos como funciona o fluxo de abertura de empresas e verificamos se podemos de forma coletiva melhorar o fluxo existente baseado na legislação vigente, nos recursos disponíveis e no modelo de trabalho do grupo”, concluiu.

O analista técnico do Sebrae, Marcos Secchin, destacou a importância da sala do empreendedor. “Esta segunda oficina que está acontecendo em Vargem Alta, segue o propósito de instalação no município da sala do empreendedor, um local para o empresário abrir sua empresa, concentrando os serviços de abertura, alteração, baixa de empresas e alvarás, além de congregar informações técnicas e administrativas necessárias para os encaminhamentos relacionados aos empreendimentos, existentes ou novos, facilitando a vida do empreendedor, e com o menor tempo possível, simplificando o processo de abertura de empresas”, destacou.