Prefeitura de Vargem Alta participa de reunião para debater cessão de trechos da antiga linha férrea Leopoldina para os municípios

31 de agosto de 2022 às 15h18.

Dando continuidade a série de reuniões entre municípios que solicitam à cessão de trechos da antiga linha férrea Leopoldina para preservação e o desenvolvimento de projetos locais, o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, convidou prefeitos, vice-prefeitos e representantes das 11 cidades cortadas pela antiga linha férrea Leopoldina para dar prosseguimento a esta pauta, na última segunda-feira (29), em Cachoeiro.

O encontro entre prefeitos iniciou-se em maio de 2022, a pedido do prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, e foi encampado pela Amunes, para trabalhar de maneira organizada pelo interesse de todos. O objetivo dos municípios para a cessão de trechos da linha férrea são variados, desde preservação histórica até projetos urbanísticos, de lazer, esportivos, paisagísticos e turísticos.

Vargem Alta foi representada pelo prefeito Elieser Rabello, o vice-prefeito, Alan Altoé, o assessor de gestão, Anderson Deprá e a procuradora-geral do município, Paula Sartório, que defenderam o interesse da cidade em preservar esse patrimônio histórico, urbanizar alguns trechos, criar áreas de lazer e transformar antigas estações em pontos culturais e atrativos turísticos.

O encontro ocorreu no CECAPEBE-ES e a pauta foi a continuidade dos trabalhos dos municípios em prol da ferrovia, que segundo os municípios, se encontra em estado de abandono em alguns trechos, sendo alvo de vandalismo e furtos.

Em julho, os prefeitos foram a Brasília e protocolaram no Ministério da Infraestrutura o pedido de cessão de trechos da antiga via férrea para desenvolvimento de obras de urbanismo, lazer, culturais e demais interesses locais.

Ainda em Brasília, a comitiva também se reuniu com o secretário nacional de transportes terrestres, Felipe Queiroz, com o diretor da OPLAM, Fábio Nunes, e com o diretor do Departamento de Transporte Ferroviário (DTFER), André Ludolfo.

"Sozinho a gente não consegue muita coisa, mas juntos conseguiremos alcançar nossos objetivos e desenvolver nossos municípios, dando mais qualidade de vida para a população e preservando esse patrimônio histórico", disse Eleiser Rabello.

Furtos

Cerca de 300 metros da linha férrea foram furtados recentemente no município de Vargem Alta. O crime foi denunciado pela Prefeitura, que registrou boletim de ocorrência e segue em investigação pela Polícia.