Festa, futebol, escalada, caminhada e caxambu: uma semana de muita cultura, turismo e esporte em Vargem Alta

03 de setembro de 2022 às 09h37.

Vargem Alta oferece nos próximos dias várias opções de lazer, para todos os gostos e para toda a família. Eventos como a Festa de Jaciguá, a Final do Campeonato Capixaba de Futebol Feminino, escalada em paredões de mármore e caxambu agitam o final de semana na Suíça Capixaba. E no próximo dia 07, acontece a Caminhada da Independência.

O município vivenciou no último final de semana, entre os dias 26 e 28 de agosto, a tradicional festa do Caipirão nas Montanhas, evento que foi um sucesso, e que uniu muita música boa e o melhor que a agroindústria, agricultura familiar e artesanato da região. Cervejas artesanais, cafés especiais, doces, produtos caseiros e artesanato fizeram parte da programação que atraiu muitos turistas para conhecerem a cidade.

Neste final de semana, entre os dias 02 a 04 de setembro, acontece a 98ª Festa de Jaciguá, com muita música e muitas atrações. Durante a programação será apresentada a repaginação da Praça Padre Olívio e em torno da estação ferroviária, uma ação de parceria entre a associação de moradores da comunidade e a Prefeitura.

No sábado, dia 03, acontece no Distrito de Prosperidade, acontece o segundo e decisivo jogo da Final do Campeonato Capixaba de Futebol Feminino 2022, às 15h, no estádio Humberto Scaramussa, entre as meninas do Prospê e o Vila Nova-ES. Quem conquistar o título também garante a vaga para a Série A-3 do Brasileirão Feminino do ano que vem.

O distrito de Prosperidade, em Vargem Alta, também será a capital capixaba da escalada, no sábado (03) e domingo (04), com o encontro que tem o objetivo de aproximar os escaladores de forma geral e difundir o esporte na região, único local de escalada em mármore no Espírito Santo.

Foto: @naokiarima e @_amanda.vr

Na comunidade Quilombola de Pedra Branca, acontecerá um evento sobre a cultural local, no sábado, às 19h, com apresentação de caxambu, roda de conversa e capoeira.

Foto: Ratão Diniz

E no próximo dia 07 de setembro, em comemoração ao Dia da Independência, feriado nacional, que este ano completa 200 anos, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte realizará a 2ª Caminhada da Independência. O local escolhido é a região de Richimond e São Carlos, onde se tem um visual lindo das montanhas capixabas e de muita natureza, um trajeto de 10 quilômetros.