Vargem Alta vai castrar cães e gatos de rua e disponibilizar para adoção

06 de setembro de 2022 às 13h05.

A cidade de Vargem Alta instituiu a sua Política Municipal de Proteção e Controle Populacional de cães e gatos, publicada no Órgão Oficial do Município na segunda-feira, dia 29 de agosto.

De acordo com a Lei Nº 1401, para a realização deste trabalho, a Secretaria Municipal de Agricultura poderá contar com a participação de associações de proteção animal, de questões sanitárias ou ambientais, bem como demais organizações não governamentais (ONG's), organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP's), voluntários proprietários de cães e gatos, veterinários e professores de Universidades.

No começo de 2022, a Prefeitura reformou uma área no Parque de Exposições Lair Alvarenga, que receberá os animais em situação de abandono que forem resgatados, e servirá de abrigo para recuperação da cirurgia de castração até a sua adoção.

Também foi firmada uma parceria com o setor de veterinária do campus de Alegre da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que realizará as castrações e o acompanhamento pós-operatório.

A Lei estipula ainda a possibilidade de mutirões periódicos para castração gratuita de animais que se encontrem em situação de abandono e sua posterior disponibilização para adoção, além de notificação e multa a proprietários de cães e gatos que fiquem soltos em vias públicas, que não tenham suas fezes recolhidas pelo tutor, ou cães de médio e grande porte que sejam conduzidos sem uso de coleira.

A política ambiental também terá caráter educativo, com campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação, controle de zoonoses, noções e cuidados com os cães e gatos, os problemas gerados pela superpopulação de animais domésticos e a necessidade de controle populacional, mitos que envolvem a esterilização, bem como cuidados após a operação.

"A superpopulação de animais de rua é um problema na maioria das cidades e em Vargem Alta, infelizmente, não é diferente. A Prefeitura já havia identificado este problema e a necessidade de uma ação neste sentido, e logo fomos provocados por protetores de animais do município, o que impulsionou o desenvolvimento desta Lei por parte do Poder Executivo. Também firmamos um convênio com o setor de veterinária da Ufes em Alegre e agora a Secretaria de Agricultura começará a trabalhar primeiro para reduzir a população de gatos e cachorros de rua, em seguida, também irá atuar na castração de animais domésticos particulares", destacou o prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello.