Procuradora-geral e Assessor de Gestão de Vargem Alta participam de reunião sobre cessão de trechos da linha férrea em Vitória

15 de setembro de 2022 às 13h05.

A Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) reuniu, na manhã desta terça-feira (13), representantes jurídicos de cidades capixabas interessadas na cessão de trechos da Estrada de Ferro Leopoldina. O objetivo do encontro foi coletar informações, discutir estratégias e definir os próximos passos e ações junto a órgãos fiscalizadores e judiciais.

A Procuradora-Geral de Vargem Alta, Paula Sartório dos Santos, e o Assessor de Gestão da Prefeitura, Anderson Deprá, representaram o município na reunião, que também contou com as presenças do Procurador-Geral de Atílio Vivácqua, André Barros, do Procurador-Geral de Mimoso do Sul, Lenilson Porcino Junior, da Procuradora Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Roberta Lessa Rossi Frico, do Procurador-Geral de Marechal Floriano, Yuri de Jesus Cantarino, da Procuradora-Geral de Viana,  Thais Prata da Silva, do Assessor Executivo de Cariacica, Sérgio Freitas, do Assessor Jurídico da Amunes, Luciano Ceotto, e da Secretaria Executiva da Amunes,  Christiane Linharelis.

A cessão de trechos da antiga ferrovia Leopoldina foi uma iniciativa do prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, que convidou os prefeitos dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Marechal Floriano, Domingos Martins, Vila Velha, Cariacica, Viana, Mimoso do Sul, Muqui, Alfredo Chaves e Atílio Vivácqua para discutirem esta questão para o desenvolvimento de projetos urbanísticos, de mobilidade urbana, de turismo, de esporte e de lazer em suas respectivas cidades. Posteriormente a proposta foi encampada pela Amunes para formar uma única solicitação em nome de todos os municípios.

No último dia 17 de agosto, o presidente da Amunes e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, protocolou o ofício n° 082/2022 no Ministério da Infraestrutura, em Brasília (DF). O pedido principal é que a cessão de trechos da linha férrea Leopoldina seja doada ao Governo do Estado do Espírito Santo para que, posteriormente, seja repassada aos municípios.

No documento, foi exposto que é de interesse público que ações urbanísticas, de lazer, esportivas, paisagísticas e turísticas sejam realizadas de modo que os municípios possam reaproveitar trechos da antiga malha ferroviária para o bem-estar da população e o desenvolvimento de projetos.

No último dia 11 de julho, uma comitiva de prefeitos foi a Brasília e protocolou pedido de cessão do domínio das vias ferroviárias para os municípios. Além de entregar documento, a comitiva se reuniu com o Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Felipe Queiroz; o diretor da OPLAM, Fábio Nunes; o diretor do Departamento de Transporte Ferroviário (DTFER), André Ludolfo; e o assistente técnico do Ministério da Infraestrutura, Ricardo Jerusalém.

"Hoje este patrimônio que tem ligação direta com a história de Vargem Alta se encontra abandonado e sendo vítima de furtos e vandalismo. A Prefeitura de Vargem  Alta tem o interesse na cessão de certos trechos para realizarmos trabalhos urbanísticos, de mobilidade urbana e preservação histórica, potencializando diretamente o turismo em nossa cidade", destacou Elieser Rabello.