Vargem Alta adere ao Programa ES Inteligente para tornar o município mais moderno e eficiente

19 de setembro de 2022 às 16h44.

O município de Vargem Alta formalizou na última quarta-feira (14) a adesão ao Programa de Parcerias Público Privadas (PPPs), do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o ES Inteligente. Agora a gestão pública municipal contará com apoio especializado da equipe do banco e do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) para cooperação em projetos técnicos e inovadores em infraestrutura.

O grande diferencial do programa de inovação tecnológica do banco capixaba, em parceria com o IPGC, é atuar com uma base de projetos que permitem um desenvolvimento regional alinhado às perspectivas de uma indústria 4.0, conectada à inovação tecnológica, com o objetivo de preparar os municípios para um futuro inovador e moderno.

Marcos Kneip Navarro, diretor de Negócios do Bandes, enfatiza que a prestação de serviços realizada pelo banco vai possibilitar uma estruturação profissional para que o poder público municipal possa atrair investidores privados e oferecer serviços públicos de qualidade para a população.

“O Programa ES Inteligente possibilita que municípios capixabas ou consórcios intermunicipais possam contratar serviços de assessoramento técnico para estudos de viabilidade e modelagem da implementação das PPP’s. É uma forma de ampliar os serviços públicos por meio da iniciativa privada. Nosso maior objetivo é proporcionar aos municípios formas de construir e projetos estratégicos para o desenvolvimento municipal”, pontuou Kneip.

Vargem Alta

O convênio firmado através da parceria com o banco de desenvolvimento capixaba possibilita que os municípios tornem-se ainda mais inteligentes e eficientes, contribuindo para a modernização da infraestrutura urbana e, principalmente, para a melhoria da vida de toda a população local.

Com grande capacidade turística, Vargem Alta é uma cidade que dispõe de atrativos como montanhas, rios e cachoeiras. Além disso, o turismo de negócios tem crescido na região devido a extração de rochas ornamentais. Com a adesão ao ES Inteligente, a gestão pública municipal terá oportunidades de explorar ainda mais esse potencial, tornando não só a cidade, como também o turismo inteligente.

Como aderir

A adesão ao ES Inteligente é feita primeiramente pelo preenchimento do termo de requerimento de participação e benefícios ES Inteligente, no site do Bandes (www.bandes.com.br/ppp), bem como pelo envio dos documentos de comprovação de identificação e da qualificação completa do município que deseja aderir ao programa. O processo virtual para envio de documentações permite agilidade e facilidade, tanto para a gestão pública municipal interessada quanto às instituições de fomento que realizarão a análise das propostas.

Informações sobre o ES Inteligente:

www.bandes.com.br/ppp