Vargem Alta passa a contar com Estação Meteorológica

30 de setembro de 2022 às 15h09.

A Prefeitura de Vargem Alta, passa a contar agora com a primeira Estação Meteorológica da cidade. O equipamento vai trazer benefícios ao município, como dados meteorológicos para realização de ações de prevenção de desastres naturais.

Por meio de dados meteorológicos da estação, será realizado o monitoramento de tempo e clima no município, também permitindo validar as previsões de tempo para a cidade e para o Espírito Santo.

O monitoramento meteorológico é importante para a prevenção de desastres, pois os dados coletados pela estação permitem que os profissionais acompanhem o desenvolvimento de fenômenos meteorológicos extremos, como tempestades, facilitando o envio de alertas. Além disso, os dados monitorados servem de respaldo para a comprovação de sinistros/desastres observados no município, que pode utilizá-los para solicitação de situação de emergência e estado de calamidade pública.

A validação das previsões de tempo e clima melhora a confecção dos prognósticos seguintes. Os dados coletados pela estação, a cada 15 minutos, são de direção e velocidade do vento a 10 m, temperatura e umidade do ar a 2 m, pressão atmosférica à superfície, radiação solar global e líquida, precipitação (chuva) e temperatura e umidade do solo a 20 cm. Ou seja, são dados que ajudam desde o monitoramento de eventos extremos (calor, frio, chuva forte, ventania) até estudos referentes ao potencial de energia fotovoltaica e condições de temperatura e umidade do solo para melhoramento no desenvolvimento de certos cultivos agrícolas.

O material é composto por diversos aparelhos que possuem funções diferentes, como: radiômetro, responsável pela medição de energia solar recebida na área; pluviômetro, que realiza a medição da quantidade de chuva, além de conter sensores de temperatura e umidade do solo, para prever possíveis desmoronamentos.

A estação foi instalada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (CEPDEC/ES) para a implementação da estação meteorológica automática de superfície.