Alunos da Escola do Campo EMEB Santana apresentam trabalhos para comunidade escolar, pais e responsáveis sobre o Dia da Conquista

27 de outubro de 2022 às 12h50.

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica Santana, interior de Vargem Alta, realizam o “Dia da Conquista, com Mostra de Trabalhos para a comunidade escolar, no dia 07 de outubro, com objetivo de apresentar o que foi produzido pelas crianças durante o período letivo, significando mais um dos ricos momentos de fortalecimento e interação/integração entre família e escola.

O “Dia da Conquista”, assim denominado, surgiu no contexto de formação de professores de escolas do campo iniciado no ano de 2009 pelo Programa Escola Ativa do governo Federal em parceria com a SEDU e as Secretarias de Educação. Trata-se de um dia em que é mostrado para a comunidade, pais e responsáveis, as conquistas realizadas pelas crianças durante ano letivo no que tange às aprendizagens adquiridas nas diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, e contextualizada, onde temas da atualidade são abordados transversalmente perpassando as diversas disciplinas.

As mostras de trabalhos deste ano focaram os projetos elencados pela Secretaria Municipal de Educação, que foram, meio ambiente, combate e enfrentamento da violência contra a mulher e a Lei 10.639/03 que trata sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Projetos esses que encontram respaldo em leis federais que preconizam sua inserção no currículo escolar, lugar que ganham dinamicidade e significado, propiciando que desde cedo as crianças desenvolvam atitudes de respeito ao meio ambiente, atitudes de repudio e combate a qualquer tipo de discriminação e de violência, abrangendo todos os tipos de violência, mas neste ano com foco, em especial, na violência contra a mulher.

Apesar dos temas serem iguais em toda a rede/escolas, em cada uma delas, os trabalhos desenvolvidos ganharam significados de diferentes formas, de acordo com a realidade e as possibilidades, sendo que seu maior ganho está na formação da consciência para novas atitudes, na perspectiva de ter cada vez mais uma geração consciente e crítica para atuarem como sujeitos ativos transformadores na luta por uma sociedade vargem-altense em que o respeito, a justiça, a solidariedade, o cuidado com os recursos naturais sejam de fato vivenciados para além dos ideais postos nos documentos.

O evento contou com várias apresentações sobre os temas, além de um delicioso café da manhã compartilhado com todos os pais, que tiveram presença maciça.

Os trabalhos na escola foram desenvolvidos pela professora, Claudia Freire de Alvarenga Couto Mengal (2º, 4º e 5º ano) e Juliana Rissi Mattos (1º e 3º ano), com apoio da servente, Giselia Onhas de Matos.