Filmes-cartas chegam em telão de cinema às comunidades quilombolas capixabas

04 de novembro de 2022 às 15h18.

Os documentários feitos em forma de correspondência audiovisual reúnem histórias, imagens e sons captados por moradores das comunidades a partir de experimentos de cinema de grupo

Está chegando a hora de quatro comunidades quilombolas capixabas trocarem as cartas em forma de filme que escreveram durante as oficinas audiovisuais do Cine Quilombola. Um caminhão preparado para se transformar em cabine de projeção, equipado com um telão de cinema de seis metros de altura por oito de largura, projetor, sistema de sonorização e 200 cadeiras percorrerá os territórios para o lançamento dos documentários feitos por moradores das próprias comunidades quilombolas.

O projeto exibirá uma mostra composta pelos filmes inéditos Do Lado de Cá, da Comunidade Quilombola de Graúna; Vamos em Batalha, das Comunidades Quilombolas de Cacimbinha e Boa Esperança; Era Caminho Deles, da Comunidade Quilombola de Pedra Branca; Ninguém Canta Igual Eu Canto, da Comunidade Quilombola de Monte Alegre.

A programação será aberta no dia 11/11 (sexta-feira), na Comunidade Quilombola de Graúna, em Itapemirim. No dia seguinte, 12/11 (sábado), a caravana seguirá para as Comunidades Quilombolas de Cacimbinha e Boa Esperança, em Presidente Kennedy. Dois dias depois, em 14/11 (segunda-feira), será a vez da Comunidade Quilombola de Pedra Branca, em Vargem Alta, se reunir para assistir aos filmes. O circuito segue para a Comunidade Quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, aonde a sessão será realizada no dia 15/11 (terça-feira). As noites de cinema ao ar livre serão integradas ainda por rodas de Caxambu, Capoeira e jongo.

Durante o primeiro semestre deste ano, a equipe do Cine Quilombola visitou as quatro comunidades para propor uma roda de conversa sobre as vivências locais e um experimento de cinema de grupo através do qual poderiam observar, contar e registrar em imagens e sons cenas do cotidiano.

Em cada território, moradores de diferentes idades assumiram o desafio e, ao longo de três dias, com câmeras profissionais e celular, identificaram narrativas ligadas a saberes tradicionais, personalidades, histórias, paisagens, memórias pessoais e coletivas. Cada grupo construiu seu filme-carta para dialogar com outras comunidades através de correspondências audiovisuais.

O objetivo é valorizar as identidades, a pluralidade e a diversidade cultural quilombola, por eles mesmos, dando visibilidade aos modos de ser e às práticas tradicionais, promovendo o registro próprio, o intercâmbio de saberes e a difusão do cinema negro quilombola nas comunidades.

A ação foi contemplada pelo edital de Projetos Culturais Setoriais de  Audiovisual no Estado do Espírito Santo (009/2020). A realização é do Instituto Marlin Azul com recursos do Funcultura através da Secretaria da Cultura (Secult) do Governo do Estado do Espírito Santo. A iniciativa conta com o apoio da Coordenação Nacional de Articulações das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), da Coordenação Estadual de Comunidades Quilombolas do Espírito Santo e das quatro comunidades envolvidas.

Saiba mais sobre o IMA

Criado em 1999, o Instituto Marlin Azul (IMA) é uma organização não governamental que desenvolve ações comprometidas com a arte, a cultura, a educação e o desenvolvimento social através da democratização do acesso à formação, produção e difusão audiovisuais. Dentre os projetos executados pela entidade estão o Projeto Animação, o Revelando os Brasis, o Curta Vitória a Minas e os Griôs de Goiabeiras. Conheça mais sobre os projetos através do site https://imacultural.org.br/.

Lançamento dos filmes do Cine Quilombola

Sessões abertas de cinema ao ar livre

Do Lado de Cá - Comunidade Quilombola de Graúna

Vamos em Batalha - Comunidades Quilombolas de Cacimbinha e Boa Esperança