Defesa Civil realiza simulado de preparação para situações de emergência em Vargem Alta

09 de novembro de 2022 às 13h03.

Servidores, secretários municipais e o prefeito de Vargem Alta participaram de uma capacitação ministrada pelo chefe regional da Defesa Civil no Sul do Espírito Santo, Capitão Joelson Ribeiro Moulin, com o objetivo de preparar o Poder Público do Município para atuar coordenadamente em resposta a desastres como enchentes e deslizamentos. A ação ocorreu na tarde desta terça-feira (08), no auditório do antigo CECAF, em Vila Esperança.

Capitão Moulin apresentou o trabalho da Defesa Civil em resposta a enchente no município de Alegre em fevereiro de 2022, quando a cidade foi atingida por uma intensa chuva que durou duas horas, com uma precipitação pluviométrica de 114 mm que inundou bairros, provocou deslizamentos, destruiu casas e causou a morte de um homem.

Moulin explicou como foi a atuação integrada entre Defesa Civil, Governo do Estado, Prefeitura, secretarias municipais, voluntários e demais representantes do poder público. "Nesses momentos cada minuto conta. É importante o município estar preparado e coordenado para responder de imediato as necessidades da população afetada", disse.

Simulado de desastres naturais

Os participantes realizaram uma atividade simulando um cenário de desastre natural em Vargem Alta, com pontes destruídas ou danificadas isolando comunidades, inundações, deslizamentos, desaparecimentos de moradores e óbitos, onde tiveram que elaborar as ações de resposta baseados no Plano de Contingência Municipal, com objetivo de entender o contexto da situação e saber quais atitudes deveriam tomar para resolver os problemas propostos.

Os presentes apreenderam a identificar o cenário, avaliar os equipamentos disponíveis, e a organizar e delegar as funções de cada setor de maneira coordenada para a melhor atender à população.

Participaram da capacitação o prefeito municipal Elieser Rabello, a coordenadora da Defesa Civil de Vargem Alta, Suzana Donna, os secretários de Gabinete, Eliane Turini, de Assistência Social, Camila Lorenzoni, de Saúde, Jhonata Scaramussa, de Finanças, Emerson Cereza Souza, de Administração, Berg Silva, de Obras, Deoclacino de Souza Netto, de Meio Ambiente, Helimar Rabello, de Educação, Michele Sampaio, de Turismo, Elias Abreu, de Agricultura, Ozeas Pasti, a Controladora Geral do Município, Daniela Aparecida Ferraço, a Procuradora Geral do Município, Paula Sartório dos Santos, a diretora executiva do IPREVA, Loraine Fardin, o diretor-presidente do SAAE, José Américo Salvador, além de servidores da Vigilância Sanitária Municipal.