Servidoras de Vargem Alta participam do III Encontro Estadual do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Espírito Santo

11 de novembro de 2022 às 16h53.

A Secretária Municipal Assistência e Desenvolvimento Social de Vargem Alta, Camila Lorenzoni, juntamente com as servidoras, Mariana Abílio, Ana Paula Valeriano e Aparecida de Souza participaram do III Encontro Estadual do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Espírito Santo - Cogemases, que aconteceu entre os dias 10 e 11 de novembro em Venda Nova do Imigrante.

O encontro estadual teve como objetivo contribuir com a construção e o compartilhamento de saberes no âmbito do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, num espaço privilegiado de conhecimento e debate da diversidade municipal e estadual, com o olhar atento dos gestores sobre a proteção socioassistencial e para os problemas vivenciados nos municípios. Esses momentos possibilitam a construção da unidade entre os gestores municipais em defesa do SUAS e aprimoramento da participação desses atores nas instâncias de pactuação e deliberação, sendo um importante momento de capacitação e qualificação desses participantes.

O congresso teve como tema “O futuro da proteção social e do Sistema Único de Assistência Social no Brasil”, e debateu sobre o cenário de aumento da fome, da desigualdade e das desproteções sociais no país, o direito à Assistência Social como parte do conjunto de direitos às Cidades, a efetivação de compromissos públicos e interinstitucionais, para a garantia do orçamento público, do pacto federativo, da participação social, da atuação aprimorada com o sistema de justiça, de iniciativas legislativas que fortaleçam o SUAS, entre outros temas pertinentes ao setor.

Para a secretária, Camila Lorenzoni, esses momentos de compartilhamento de informações entre os agentes dos 50 municípios do estado que participaram, é importante para fortalecer as ações de políticas públicas de assistência social e um também pelo aprendizado.

Cogemases

O Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Espírito Santo, é uma associação civil, sem fins econômicos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, com duração indeterminada, sede em Vitória - ES, regendo-se pelo Estatuto e normas complementares, reuniões fixas mensais com a participação dos(as) 78 Secretários(as) Municipais do Estado do Espírito Santo.