Dia da Conquista: Escola do Campo EMEB Taquarussu apresenta trabalhos dos alunos para comunidade escolar, pais e responsáveis

21 de novembro de 2022 às 12h32.

No dia 27 de outubro, a Escola Municipal de Educação Básica Taquarussu, interior de Vargem Alta, realizou o Dia da Conquista, evento idealizado para apresentar aos pais e comunidade escolar os trabalhos realizados sobre os projetos de meio ambiente, combate e enfrentamento da violência contra a mulher e Lei 10.639/03. O momento foi marcado pela presença maciça dos pais, significando mais um dos ricos momentos de fortalecimento e interação/integração entre família e escola, especialmente após longo tempo de pandemia em que eventos como esse não puderam acontecer.

O Dia da Conquista na Escola do Campo acontece desde 2009 com a finalidade das crianças mostrarem as aprendizagens adquiridas nas diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, e contextualizada, onde temas da atualidade são abordados transversalmente perpassando as diversas disciplinas.

No ano de 2022 a Secretaria Municipal de Educação elegeu como foco da mostra e apresentações, os temas mencionados por estarem respaldados em leis federais, que preconizam sua inserção no currículo escolar, lugar que ganham dinamicidade e significado, propiciando que desde cedo as crianças desenvolvam atitudes de respeito ao meio ambiente, atitudes de repudio e combate a qualquer tipo de discriminação e de violência, com foco na violência contra a mulher.

Apesar dos temas serem iguais em toda a rede/escolas, em cada uma delas, os trabalhos desenvolvidos ganham significado de diferentes formas, de acordo com a realidade e as possibilidades, sendo que seu maior ganho está na formação da consciência para novas atitudes, na perspectiva de termos cada vez mais uma geração consciente e crítica para atuarem como sujeitos ativos transformadores na luta por uma sociedade vargem-altense em que o respeito, a justiça, a solidariedade, o cuidado com os recursos naturais sejam de fato vivenciados para além dos ideais postos nos documentos. Esses são um dos objetivos dos trabalhos realizados pelas escolas.

O evento foi marcado por muita alegria e encantamento, sendo iniciado com um café da manhã compartilhado, seguido de apresentações teatrais sobre os temas, declamação de poesias, paródias, músicas, danças, entre outros. Após a entrega de lembrancinhas, das cartas para as mulheres e visitação à exposição de trabalhos, o evento foi finalizado com uma deliciosa polenta ao molho.

A Secretaria de Educação parabeniza as professoras Juliana Pizzol do Carmo, Poliana Ungarato Matavelli, Ariana Burguez de Souza, a servente Lucilene Manzoli Miguel, os alunos e seus familiares pela realização de mais essa ação que vem ao encontro de uma educação integral.