Secretaria de Educação realiza integração entre escolas de Vargem Alta

22 de novembro de 2022 às 13h57.

A Secretaria Municipal de Educação de Vargem Alta, em parceria com as escolas da rede municipal, viabiliza a visita dos alunos do 5º ano das escolas do campo às escolas de 6º ao 9º ano, como mais uma ação prevista no plano municipal de educação.

O processo de transição dos alunos do 5º para o 6º ano do ensino fundamental, não é tão fácil, já que mudam de escola, de amigos, de professores e de ambiente como um todo. Porém, planejar ações que minimizem esses impactos têm se mostrado muito positivas, sendo objeto de debate de forma mais pontual, especialmente a partir dos estudos da Base Nacional Comum Curricular ocorrido em 2019 em toda a rede, nos provocando a repensar ações que venham ao encontro dos estudos.

Nesse sentido, a rede municipal em parceria com as escolas de 6º ao 9º ano, realizou entre os dias 14 a 31 de outubro, uma ação, onde os alunos dos 5º anos, junto aos seus professores e pedagogos, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da realidade que vivenciarão em 2023, quando tiverem no 6º ano, cumprindo assim, mais uma das metas previstas no Plano Municipal de Educação, aprovado pela lei nº 1.114, de 23 de dezembro de 2015.

Minimizar os impactos da transição e contribuir para a permanência e o sucesso de todos os alunos que ingressam nessa nova etapa, ganha sentido e relevância quando a melhoria dos resultados está associada a um conjunto de fatores e esta ação vai ao encontro deste objetivo, de forma que em 2023, ao chegarem nesse novo ambiente possam sentirem-se mais preparados aos desafios, refletindo positivamente nos aspectos emocionais e cognitivos.

Os relatos dos alunos após as visitas, demonstram o quanto gostaram e o quanto se sentiram acolhidos por todos os diretores e equipes das escolas, criando neles expectativas muito positivas para o próximo ano.

A secretária de Educação, Michele de Oliveira Sampaio, agradece a todos os diretores e sua equipe pelo acolhimento aos alunos das escolas do campo.

Emeb Itabira em visita à EEEFM Virgínia Nova em 14 de outubro:

Emeb Antônio Vazzoler e Emeb Taquarussu em visita à Emeb Pedro Milaneze em 19 de outubro:

Emeb Santo Antonio e Emeb Pedra Branca em visita à Emeb Prosperidade em 26 de outubro:

Emeb Santana em visita à EEEFM “Agostinho Agrizzi” em 31 de outubro: