Escola de Vargem Alta promove Mostra Cultural

25 de novembro de 2022 às 13h53.

A EMEB “José Helvécio Altoé”, apoiada pela Secretaria Municipal de Educação de Vargem Alta (SEME), realizou no dia 18 de novembro de 2022, nas dependências da própria instituição, em Boa Esperança, a sua primeira Mostra Cultural, envolvendo todo o corpo discente e docente da escola, bem como as famílias dos alunos e pessoas convidadas.

A ideia do evento nasceu da importância de se realizar a exposição dos trabalhos concretos confeccionados pelos alunos (maquetes, desenhos, exposições murais, etc), ao longo do ano letivo corrente, agregando a este evento diversas apresentações lúdicas sobre temas importantes do dia-a-dia. Explorando as diversas manifestações artísticas, tais como a dança, a música, o teatro, e gêneros textuais como lendas, parlendas, a poesia de cordel, entre outras, as crianças deram demonstrações sobre a maneira através das quais elas aprendem sobre os temas diversos que são ensinados no dia-a-dia, na perspectiva transversal e interdisciplinar dos conteúdos diversos.

A Mostra Cultural serviu para a demonstração das aprendizagens dos conteúdos adquiridos pelas crianças (Matemática, Ciências, Geografia, etc), e para colocar em evidência a maneira como os alunos aprendem valores éticos e morais, atrelados aos conteúdos que lhe são ensinados: meio ambiente, racismo, preconceito, violência, etc).

A Secretaria Municipal de Educação de Vargem Alta está implementando estudos voltados para a Educação Ambiental, contemplando professores que serão multiplicadores do tema dentro das escolas. No caso específico da EMEB “José Helvécio Altoé”, as professoras Antônia Maciel, Elenilda Marcelino e Géssica Bello – cursistas sob formação e orientações aplicadas por especialistas da área de meio ambiente. Trata-se do Programa Ser Mata Atlântica, projeto ambiental em Parceria com a Reserva Àguia Branca que oferece formação na área, mediante assessoria de Biólogos, Engenheiros Florestais e outros profissionais.

Um dos principais projetos práticos, neste sentido, será a Revitalização do Espaço Escolar Para Aprimoramento de Práticas Pedagógicas, cuja proposta encontra-se voltada para a reconstrução do pátio externo da escola – espaço privilegiado para práticas pedagógicas inovadoras e voltadas para as diversas áreas do conhecimento. Assim sendo, o pátio da EMEB “José Helvécio Altoé” será um celeiro de espécies vegetais com o plantio de mudas de espécies em extinção, plantio de árvores frutíferas, bem como a preservação do córrego que atravessa o pátio da escola e a construção de parques e brinquedos pedagógicos que serão distribuídos ao longo dos espaços externos. Está é uma meta para o ano de 2023 – ano em que a instituição de ensino assumirá o formato de Escola de Tempo Integral, conforme planejamentos em execução por parte da equipe pedagógica e da Secretaria de Educação do município.

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00

Telefone

Telefone(s): (28) 3528-1900

Endereço

Endereço: R. Ver. Pedro Israel David - Vargem Alta - CEP 29.295-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vargem Alta. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.