Projeto ensina cultura afro-brasileira a estudantes de Vargem Alta

29 de novembro de 2022 às 14h49.

Com o conceito de que é preciso valorizar o ser humano em sua diversidade em todas as ações planejadas para a educação infantil e básica, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) "Assumpta Altoé Milaneze", localizado em São José de Fruteira, no interior de Vargem Alta, realiza o Projeto de Relações Étnico-Raciais da História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

O projeto tem por objetivo assegurar o acesso ao reconhecimento de elementos da cultura imprescindíveis para o desenvolvimento pessoal dos alunos e para a vida em sociedade.

Visando contribuir para uma prática educativa voltada a educação em direitos humanos, a proposta pedagógica da CMEI permite as crianças conhecerem melhor seus colegas, além de trazer encaminhamento voltado a contribuição histórico-cultural dos povos indígenas, dos descendentes de asiáticos, além das raízes africanas e europeias de nossa região.

Sendo assim, no dia 23 de novembro, a equipe da escola realizou várias atividades nesta temática, voltada para a cultura africana, desenvolvendo uma série uma série de leituras, apresentações de grupo de Caxambu da comunidade quilombola de Pedra Branca, atividades de confecções de panelinhas de barro e cordel literário, com o intuito de valorizar a cultura africana e afro-brasileira.

A escola CMEI “Assumpta Altoé Milaneze” agradece a todas as professoras e auxiliares envolvidas na realização do projeto, a equipe pedagógica e administrativa e ao grupo de Caxambu de Pedra Branca.