Vargem Alta participa do Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Administração

01 de dezembro de 2022 às 15h48.

O município de Vargem Alta, representado pelo secretário municipal de Administração, Berg Silva e pela pregoeira, Eriele de Lima Nascimento, participaram da 26ª edição do Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração do Espírito Santo (FESMAD), realizado na quarta-feira (23), em Vitória. Ao todo, 42 municípios estiveram representados no encontro.

Na abertura do encontro, o conselheiro presidente do Tribunal de Contas, Rodrigo Chamoun, destacou a importância das administrações municipais e dos órgãos de controle. “Todos sabemos que o Brasil tem muitos problemas, mas existem três pontos que dizem respeito, diretamente, ao nosso papel enquanto gestores e responsáveis pelo controle”, introduziu Chamoun.

O encontro teve diversas palestras em sua programação. A primeira ministrada pelo secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) no Espírito Santo, Leonardo Filipe, com a palestra “Pesquisa de Preços: aspectos específicos e importantes da Nova Lei de Licitações”.

Na sequência veio a palestra da gerente de Regularidade Fiscal da Secretaria de Gestão de Recursos Humanos do Estado do Espírito Santo (Seger), Otília Valéria Hulle dos Santos. Ela abordou o tema “lmplantação do eSocial: experiências e desafios vivenciados pelo poder Executivo Estadual do Espírito Santo”. Entre as palestras foram organizados momentos de debate entre os participantes sobre os temas tratados.

Já na parte da tarde as palestras ficaram por conta do auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) Guilherme Nunes. Em duas exposições ele abordou os seguintes temas: “Nova Lei de Licitações e Contratos – Requisitos de Operacionalização e Implantação” e “Lei 14.133 para as remessas de dados do CidadES Contratações”.