Vargem Alta avança na saúde e tem excelentes indicadores de resultados alcançados

02 de dezembro de 2022 às 14h39.

Em Vargem Alta a saúde nunca avançou tanto como nos dois últimos anos. Segundo o Indicador Sintético Final – ISF, índice de avaliação do Programa Previne Brasil, do Governo Federal, o município atualmente ocupa a 21ª colocação entre as 78 cidades do estado. Em 2020 ocupava a 70ª posição.

O monitoramento dos indicadores significa melhoria na qualidade do serviço ofertado para a população. Os indicadores têm como um dos objetivos: reconhecer os resultados alcançados e a efetividade ou necessidade de aperfeiçoamento das estratégias de intervenção; subsidiar a definição de prioridades e o planejamento de ações para melhoria da qualidade da APS; e promover a democratização e transparência da gestão, por meio da publicização de metas e resultados alcançados.

Os números mostram que a saúde vai muito bem. No segundo quadrimestre de 2022 os indicadores apontam uma nota de 8.76 para o município, numa escala que vai de 0 a 10. Vargem Alta ocupa o 21º lugar no estado e 1099º no país.

Além dos indicadores, a Prefeitura aumentou o repasse de recursos para o Hospital Padre Olívio – HPO. O que era de R$ 178.192,73 passou para R$ 260.192,73 mensais, o que equivale a R$ 3.122.321,76 anual, um acréscimo de R$ 984,009,00 por ano para a instituição.

O Pronto Atendimento também tem recebido melhorias. O prédio passou por reforma em sua estrutura, proporcionando um melhor atendimento à população. Além da obra, o poder público municipal repassa, R$ 3.328.995,84 anualmente para prestação do serviço.

Outra conquista importante é ter 100% de cobertura médica na atenção básica de saúde, o que significa que hoje todas as unidades do município estão prestando atendimento médico.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) que entrou em operação em 2021, conta com uma ambulância de suporte básico e equipe de atendimento 24 horas, e vem salvando várias vidas, inclusive com resgates aéreos. Destaca-se que se encontra em andamento a construção de sua sede, próximo ao Pronto Atendimento.

E o aumento em 27,45% do elenco dos medicamentos utilizados no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS no município, ofertados à população. São cerca de 128 tipos diferentes de remédios e 4 insumos, que estão à disposição, e que compreende a seleção e a padronização de medicamentos e insumos indicados para o atendimento de doenças ou de agravos na atenção básica.

Para o prefeito, Elieser Rabello, os resultados nos indicadores e as melhorias que vêm sendo feitas, é reflexo da dedicação e do trabalho eficiente que vem sendo realizado pela Prefeitura, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, proporcionando, mais qualidade de vida e bem-estar para a população. “Desde o início da nossa gestão buscamos cobrir todas as áreas da saúde. Por isso, temos trabalhado a ampliação da assistência básica, da atenção domiciliar, da vacinação e outras ações que buscam melhorar a vida à população”.