Aluno da Rede Municipal de Vargem Alta é medalha de ouro na OBMEP 2022

23 de dezembro de 2022 às 18h01.

Calebe Arantes Abílio, de 14 anos, estudante do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Prosperidade, no interior de Vargem Alta, conquistou a medalha de ouro na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2022. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 20 de dezembro.

Calebe é morador localidade de Vila Esperança e considerado um prodígio quando se trata de números, já tendo ganhado uma medalha de prata na OBMEP 2021.

Além de bom em matemática, Calebe também é um empreendedor. O adolescente cultiva em uma estufa no quintal de casa mais de 200 tipos de suculentas e cactos. Quem quiser conhecer seu trabalho, basta acessar seu perfil no instagram @abbasuculentas.

O professor de matemática de Calebe, Alessandro Carrozzino Werneck, também foi premiado na OBMEP 2022, recebendo um diploma e ganhando um livro de apoio à formação matemática.

Cabe destacar o trabalho das professoras da PIC-OBEMEP, Natália Bernardo Nunes e a Isabela Yabe Martinez, que o prepararam para enfrentar essa prova, com treinando durante todo o ano, por meio de aulas semanais.

O professor Welson Nascimento Junior, que foi o professor de matemática de Calebe no ano passado na EMEB Prosperidade, tem um papel importante nesta conquista, pois partiu do seu olhar, de que "Calebe é fora da curva", despertando no menino o interesse em fazer a prova preparando para a prova em 2021.

A plataforma americana de estudos, Khan Academy, também auxiliou Calebe no ano de 2019, que estudou matérias do 5°, 6° e 7° anos de matemática, e onde ele recorre para estudar. Uma ótima opção de estudo, sendo on-line e gratuita. Fica a dica.

A Prefeitura Municipal de Vargem Alta parabeniza Cabele, seu professor de matemática e todos os profissionais da EMEB Prosperidade pela conquista. Tal resultado comprovaram a excelência da aprendizagem nas escolas da rede municipal.

Sobre a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: Estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.